terça-feira, 15 de abril de 2014

Alunos do 3º, 5º e 7º períodos de Agronomia realizam aulas práticas

No dia 29 de março, sábado, os alunos do 3º período do Curso de Agronomia, sob a orientação do Prof. Vagner Santiago do Vale, realizaram uma aula de Sistemática Vegetal no laboratório de Microbiologia, abordando o tema “Briófitas”, os musgos, como são conhecidos.
As Briófitas auxiliam na conservação de solos evitando perda excessiva de umidade. Eles servem também como indicadores de qualidade ambiental e das águas, por sobreviverem em ambientes úmidos e não tolerarem diversos poluentes.
Durante a aula os alunos visualizaram as principais estruturas destes organismos utilizando lupas e microscópios, e responderam questões sobre a importância de cada estrutura para a sobrevivência do vegetal.
Na aula prática do 5º período, na disciplina de Entomologia Geral, ministrada pela Prof. Dalcimar Regina Batista Wangen, os alunos aprenderam a identificar as diferentes ordens de insetos já que nas lavouras é muito comum a ocorrência de insetos indesejáveis, as pragas, bem como de insetos benéficos, tais como predadores e parasitóides de pragas, além de polinizadores, todos fundamentais para o equilíbrio ecológico.
Com a aula os futuros agrônomos devem ser capazes de identificar os insetos e distinguir potenciais pragas de insetos benéficos a fim de empregarem corretamente o manejo integrado de pragas, cujo propósito é manter as pragas abaixo do nível de dano econômico, preservando os insetos benéficos e, dessa forma, contribuir para a manutenção do equilíbrio ecológico.
Já o 7º período, com a disciplina de Agrostologia e Forragicultura, ministrada pela professora Mônica Diene, tiveram aula na Área Experimental e na Fazenda Paulista, propiciando aos alunos o manejo da forragem, usado na alimentação do gado, visando a máxima produtividade de espécies (Panicum Maximum, Pennisetum Purpureum, Cynodon Dactylon, Colopogônio, Crotolária, Brachiaria Brizantha, Brachiaria Documbens, Brachiaria Plantaginea e Lab Lab) utilizadas para forragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário