segunda-feira, 14 de abril de 2014

Alunos do curso de Agronomia retornam às aulas práticas

No sábado, 15 de fevereiro, os alunos do 3º, 5º e 7º período do curso de Agronomia retornaram às aulas práticas do curso.
O 3º período teve aula na Área Experimental sobre Genes, Morfologia e Classificação do Solo com a professora Mônica Diene Rodrigues de Oliveira. Os alunos fizeram a coleta de solo para análise, identificação da vegetação, tipo do relevo e formações rochosas. No laboratório, foram realizadas análise visual e tática do material coletado e o índice de consistência do mesmo.
O 5º Período realizou a aula prática no Laboratório de Entomologia Agrícola. A professora, Dra. Dalcimar Regina Batista Wangen, mostrou aos alunos os métodos de coleta, montagem e preservação de insetos. No último horário de aula, os alunos, sob a supervisão da professora, fizeram a coleta de insetos no campus da FUCAMP. Os insetos coletados e, os que os alunos irão capturar ao longo do semestre, serão usados para montar um insetário.
No Laboratório de Hidráulica, os alunos do 7º período tiveram aula com o Professor Dr. Carmello Crisafulli Machado. Foi demonstrada uma unidade de bombeamento, a perda de carga que ocorre nas tubulações lineares e também nas diferentes conexões existentes nas instalações hidráulicas. Os alunos puderam diferenciar as linhas de tubos e conexões usadas na linha de irrigação, predial e de saneamento básico. Após a aula no laboratório, os alunos puderam ver na prática, uma demonstração do equipamento instalado na área experimental.
No reservatório de captação de água estão instalados 9 setores de irrigação, sendo 5 na área de aspersão convencional e o restante na área de irrigação localizada. Foi demonstrado a parte de automação de acionamento da motobomba e de abertura e fechamento dos setores de irrigação. Foi discutido também a questão da qualidade da água para irrigação e a uniformidade de aplicação de água na aspersão convencional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário