quinta-feira, 16 de outubro de 2014

6° Agronomia realiza aula prática de Hidráulica

Os estudantes do 6º período do Curso de Agronomia da FUCAMP fizeram no sábado (27/09), na Área Experimental da FUCAMP, uma aula prática de hidráulica agrícola em que conheceram o sistema de irrigação por aspersão, micro aspersão e gotejamento do café, sob a orientação do Prof. Dr. Carmello Crisafulli Machado.
A princípio os alunos visitaram o reservatório de água, onde foi possível observar grande presença de material avermelhado na extremidade do reservatório, indicando a presença de ferro na água. Nesta situação os alunos aprenderam a fazer o tratamento da água, com oxigenação, para que ocorra o processo de oxidação do ferro e, posteriormente, a decantação do elemento para o fundo do reservatório evitando o entupimento dos emissores da irrigação.
Antes da visita às culturas irrigadas, os alunos conheceram o funcionamento da casa de máquinas do projeto de irrigação da Área Experimental, onde também se encontra a motobomba de injeção de fertilizantes (fertirrigação).
Nas culturas irrigadas os estudantes conheceram melhor o setor com irrigação por micro aspersão, que é utilizado para hortifrúti em geral, banana, árvores de perenes de maior porte, como abacate, manga, citrus, também utilizado em viveiros de mudas de diversas espécies; o setor com a irrigação por aspersão convencional, com aspersores instalados com espaçamento de 18 x 18 metros, neste caso as culturas mais usuais são: pastagens, milho, feijão, cenoura, beterraba, alho, cebola, dentre outras; E, para encerrar, os futuros agrônomos conheceram o funcionamento do sistema por gotejamento do café. O método do gotejamento pode ser utilizado em culturas perenes como café, uva, citrus. Pode ser usado também na cultura do morango, tomate, melão, melancia dentre outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário