segunda-feira, 21 de outubro de 2013

As aulas práticas são frequentes nas disciplinas do curso de Agronomia da FUCAMP.
Essa didática foi adotada para que o aluno relacione o conteúdo dado em sala de aula com a prática, preparando-o para os desafios da futura profissão.
A exemplo disso, no sábado (05/10/2013) os alunos do 2º Período de Agronomia participaram de aula prática na Fazenda Castelhana, município de Monte Carmelo.
Sob a orientação do Professor Mestre Cláudio Costa, da disciplina de “Zoologia, Anatomia e Fisiologia dos animais domésticos”, os alunos viram na prática, como funciona o processo de compostagem da cama de peru realizada na fazenda.
Os alunos do 4º Período também tiveram aula prática da disciplina de “Fisiologia Vegetal” com o Professor Mestre Olavo Custódio Dias Neto, no Laboratório de Solos, onde foram realizados estudos das funções, dos fenômenos vitais que acontecem nas plantas, bem como o metabolismo vegetal, desenvolvimento, movimento vegetal e reprodução, processos e estruturas que contribuem para a vida de uma planta.
O 6º Período esteve na Área Experimental da FUCAMP para identificar insetos e fazer manejo integrado de pragas com a Professora Doutora Dalcimar Regina Batista Wangen.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Alunos do 8º período de Agronomia realizam defesa de TCC

        Alunos do 8º Período do Curso de Agronomia defenderam nesse sábado (29) seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos ao longo deste ano na Fazenda Experimental da FUCAMP.
O trabalho que abrange a cultura do feijão foi dividido em quatro vertentes: “Número de vagem por plantas em diferentes espaçamentos”, “Número de grãos por vagem”, “Massa de 100 grãos”, “Produtividade na safra das águas em Monte Carmelo” num espaçamento de 30cm, 40cm, 50cm, 60cm e 70cm de entrelinhas, produzidos respectivamente por Bruno Batista Naves, Paulo César Dorna Cabral,  Edmilson Aparecido Martins e Eduardo Alves da Cunha.
      Todos os alunos que apresentaram obtiveram êxito em seu slunos do 8º Período do Curso de Agronomia defenderam nesse sábado (29) seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos ao longo deste ano na Fazenda Experimental da FUCAMP.
       O trabalho que abrange a cultura do feijão foi dividido em quatro vertentes: “Número de vagem por plantas em diferentes espaçamentos”, “Número de grãos por vagem”, “Massa de 100 grãos”, “Produtividade na safra das águas em Monte Carmelo” num espaçamento de 30cm, 40cm, 50cm, 60cm e 70cm de entrelinhas, produzidos respectivamente por Bruno Batista Naves, Paulo César Dorna Cabral, Edmilson Aparecido Martins e Eduardo Alves da Cunha.
Todos os alunos que apresentaram obtiveram êxito em seus trabalhos! Parabéns!



FUCAMP realiza Dia da Responsabilidade Social no bairro Santa Rita

         Moradores do Bairro Santa Rita receberam nesse sábado, 21, na Rua Antônio Paulino, um grande evento realizado pela Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Monte Carmelo e Ministério Público: O Dia da Responsabilidade Social.
         A campanha realizada há 9 anos pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), na qual a FUCAMP participa desde o primeiro ano, tem por objetivo estimular que as Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil promovam ações socialmente responsáveis que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.Durante o Dia da Responsabilidade Social os alunos do Curso de Administração e Ciências Contábeis distribuíram manuais e instruíram as pessoas que ali passavam em busca de informações de como ser um pequeno empreendedor. Alunos de Ciências Biológicas distribuíram o peixinho  Barrigudinho (Projeto Dengoso) que come as larvas do mosquito da Dengue; deram orientações de como tornar a água potável; e explicaram de forma lúdica, por meio do boneco humano a organização interna do corpo humano, proporcionando maior interação com os visitantes.Alunos do Curso de Direito, junto ao Ministério Público prestaram atendimento jurídico. Alunos do Curso de Agronomia distribuíram mudas de hortaliças e orientavam os visitantes sobre a criação de hortas verticais com garrafas PET.  Discentes dos Cursos de Pedagogia e Letras organizaram divertidas brincadeiras como corrida da uva, caça ao tesouro, contação de histórias com fantoches, cama elástica e balões. E os alunos do curso de Sistemas para Internet instruíram quem por ali passavam sobre os perigos da internet e das redes sociais. 
         A Secretaria de Meio Ambiente distribuiu mudas de árvores. A secretaria de Saúde realizou inscrições para exames de rotina como Papanicolau e mamografia, além de estarem aferindo pressão e realizando teste de glicemia, e orientações de prevenção de doenças como câncer de mama, DST’s, AIDS e outras; Orientações sobre alimentação escolar e exposição de materiais educativos da rede municipal. 
        O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, orientaram sobre a regularização de trabalhadores autônomos; realizaram inscrições para a escola-móvel SESI/SENAI que tem vários cursos gratuitos; Deram orientações sobre os programas do Governo Federal como Cadastro Único, Bolsa Família e outros; e disponibilizaram Psicólogos e Assistentes Sociais. 
        A Secretaria de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude organizou jogos das escolinhas da Prefeitura e exposições de fotos. A Biblioteca Municipal realizou exposições de livros. E, a Secretaria de Cultura trabalhou a pintura em tecido e a pintura corporal com as crianças. Também estiveram presentes o Conselho Tutelar e o PROCON com orientações ao consumidor.

Veja as fotos do evento:


terça-feira, 17 de setembro de 2013

Os alunos do curso de Agronomia já podem realizar consulta pública ao ENADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou no portal a Consulta Pública para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O Enade, prova de avaliação de desempenho dos estudantes, será realizado no dia 24 de novembro, às 13 h, e serão cobrados os conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação. O Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrito no histórico escolar do estudante. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade. A consulta pública pode ser realizada no http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/

Aluno da 1ª Turma de Engenharia Agronômica e professores da FUCAMP participam do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo

No período de 28 de julho a 2 de agosto de 2013, o aluno da 1ª Turma de Engenharia Agronômica, Leandro Caetano Mota e a Profª Dra. Dalcimar Regina Batista Wangen apresentaram, no XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, o trabalho intitulado: “COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE FÓSFORO EM UM SOLO SOB DIFERENTES SISTEMAS DE USO E MANEJO”. O Congresso Brasileiro de Ciência do Solo é um dos maiores e mais importantes eventos na área de ciências do solo da América Latina e contou com a participação de especialistas em solos de vários países. Paralelamente, aconteceu a Universal Soil Classification Workshop, terceira reunião do grupo de trabalho da União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) para desenvolvimento de proposta de Sistema Universal de Classificação de Solos (Universal Soil Classification – USC). Estiveram presentes especialistas de Universidades e instituições de pesquisa da Austrália, Hungria, Estados Unidos, Tanzânia, Itália, Alemanha, Rússia, Coréia do Sul, China Cuba e Venezuela além de vários profissionais brasileiros. O evento foi realizado no Costão do Santinho Resort, na cidade de Florianópolis (SC) e contou com a participação de aproximadamente 2.400 pessoas. Parabéns Leandro! Parabéns Profª. Dalcimar!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Aula prática Fruticultura

Os alunos do 6º período do curso de Agronomia FUCAMP realizaram, no último sábado (15), visita técnica a fazenda Castelhana do produtor de maracujá Geraldo Custódio Deus que é Técnico Agrícola e tem uma longa experiência com a cultura do Maracujá. O Sr. Geraldo ministrou uma aula sobre a cultura, mostrando as vantagens de se plantar maracujá na nossa região, que produz frutos de ótima qualidade inclusive com níveis de brics superiores à outras regiões do pais, servindo até mesmo como melhorador de polpas de maracujá oriundas de outros estados. Para a professora de fruticultura da FUCAMP, Ingrid Mara Bicalho, promover essas visitas técnicas aos alunos é a melhor forma de mostrar na prática a realidade dos produtores com seus respectivos cultivos, bem como o manejo das mais diversas culturas nas mais variadas disciplinas. Durante a visita, os alunos tiveram contato direto com o cultivo do maracujá e aprenderam na prática a polinização manual da flor que garante uma maior produtividade do fruto.

terça-feira, 13 de março de 2012

Visita à Indústria de Rações Retiro da Roça Ltda



No último sábado, dia 10 de março de 2012, os alunos do 5° Período do Curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP, fizeram uma visita à Indústria de Rações Retiro da Roça Ltda., localizada na cidade de Monte Carmelo. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a rotina de uma fábrica de rações, bem como todos os processos envolvidos desde o recebimento da matéria-prima (milho, farelo de soja, farelo de algodão) até o produto final, a ração. A visita estava dentro do cronograma de aulas práticas da disciplina de Nutrição Animal, ministrada pela Professora Veridiana Ap. Limão Barbero e foi acompanhada pela Coordenadora do Curso de Engenharia Agronômica, Professora Cinara Xavier de Almeida. Os alunos foram recepcionados na fábrica pelo Diretor de controladoria Sr. Dário da Silva Melo que fez uma apresentação da empresa. Também estavam presentes o Sr.Clariano Francisco Filho e Donizete José Pereira, idealizadores da Indústria de Rações Retiro da Roça, o Sr. Clariano contou um pouco da sua história aos alunos. Os alunos, juntamente com os professores, a coordenação do curso de Engenharia Agronômica e a FUCAMP, agradecem a Indústria de Rações Retiro da Roça Ltda. pela oportunidade.