terça-feira, 3 de novembro de 2015

Alunos de Agronomia visitam fazenda produtora de tomates

Os alunos do 6º período do Curso de Agronomia da FUCAMP, realizaram no sábado(26), uma viagem técnica ao Rancho Alegre, em Dolearina.
A propriedade é uma grande produtora de tomates para consumo in natura, que são comercializados no Seasa de Uberlândia e de São Paulo.

Nesta viagem técnica, os estudantes acompanharam todo o processo e cuidados com a cultura, como os tratos culturais: tutoramento, desbaste, amontoa e aplicação de defensivos; bem como puderam conhecera as doenças que se desenvolvem na lavoura e as principais medidas de manejo.

Alunos de Agronomia fazem visita técnica a empresa sustentável

Os alunos dos 2º, 4º e 8º períodos do Curso de Agronomia da FUCAMP, realizaram no sábado (19), uma visita técnica à Agropecuária Cenci, em Iraí de Minas, com os Professores Ciro Luiz e Rafael Antunes, da disciplina de Construções Rurais.

A Agropecuária Cenci é uma das maiores produtoras de leite do Brasil, produzindo cerca de 9.000 litros por dia, utilizando-se do confinamento free stall- baia livre- que possibilita maiores ganhos na produção leiteira.


A empresa é sustentável e faz uso de biodigestores, que utilizam a água que remove os dejetos dos bovinos, para a produção de energia elétrica. Após passar pelo biodigestor, assa água residuária e as fezes dos animais são utilizados na adubação dos cereais, que por sua vez, são utilizados na alimentação do gado.


Essa conscientização e implantação de métodos sustentáveis nas construções rurais são um dos grandes diferenciais que o Curso de Agronomia da FUCAMP estuda e trabalha com seus alunos.



segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Discentes de Agronomia realizam visita técnica à fazenda produtora de cebola



Os alunos do 6º Período do Curso de Agronomia da FUCAMP realizaram uma visita técnica no último sábado (12), à Fazenda Santa Bárbara, no município de Monte Carmelo.

Na propriedade é cultivada a cultura da cebola, que conta com um moderno sistema de irrigação, maquinários para o manejo, pulverização e colheita.

Esta visita foi organizada pela professora da disciplina de Olericultura.

As visitas técnicas realizadas pelos cursos de graduação da FUCAMP são de grande importância, pois os estudantes aprendem na prática o que lhes é ensinado em sala de aula pelos professores, além do mais têm a oportunidade de vivenciarem culturas diferentes, bem como novas técnicas.

Morfologia vegetal é tema de aula prática dos alunos de Agronomia

No sábado (12), os alunos do 2º período de Agronomia da FUCAMP participaram de uma aula prática de Morfologia Vegetal, com o professor Olavo Custódio, no Laboratório de Microbiologia.

O objetivo da aula foi estudar a fundo a epiderme folhar e os estômatos, células que têm a função de troca de gases da planta, permitindo a transpiração do vegetal.


Além da visualização da epiderme, os alunos puderam observar a posição e o tamanho dos estômatos, discutindo as funções dessas estruturas na planta e sua importância nas diferentes culturas.


As aulas práticas laboratoriais permitem aos alunos uma maior capacidade de ampliar o conhecimento e a compreensão do tema proposto, além de oferecer uma perspectiva mais prática da disciplina.



terça-feira, 8 de setembro de 2015

Alunos do 4º período de Agronomia participam de aula prática de mecanização agrícola

O Professor da Disciplina de Mecanização Agrícola, Ciro Luiz, realizou recentemente, uma aula prática sobre motor, caixa de marcha, diferencial, embreagem e sistema de transmissão de potência para os alunos do 4º período de Agronomia da FUCAMP.

O objetivo da aula foi mostrar aos alunos os cuidados necessários quanto à manutenção preventiva, condução e segurança do trabalho na operação de máquinas agrícolas.

A aula contou com o auxílio do mecânico e também aluno do 8º período de Agronomia, Wesley Nave.

Essas aulas práticas permitem que os alunos entendam toda a estrutura das máquinas utilizadas nas lavouras, os mecanismos de funcionamento para que sejam realizadas manutenções regularmente e, consequentemente, aumente o tempo de sua durabilidade.

Essas aulas práticas proporcionam um maior contato com a realidade e, principalmente com a vivência do curso.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Alunos de Sistemas para Internet, Agronomia e Engenharia Civil participam de palestra sobre computação aplicada

O doutor em Ciências Cartográficas, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis, ministrou na terça-feira (25), uma palestra sobre computação aplicada aos sistemas de “Veículo Aéreo Não Tripulado” (VANT) e também sobre o uso de Laser Scanner 3D para, a partir da nuvem de pontos, criar um modelo CAD / CAE 3D do objeto, aos alunos dos cursos de Sistemas para Internet, Agronomia e Engenharia Civil da FUCAMP.
O objetivo da palestra foi apresentar aos alunos o que há de mais moderno nesse tipo de tecnologia que pode ser extremamente útil para agrônomos e engenheiros, mas que depende muito da área de sistemas e informática para funcionar.


O prof. Rodrigo deixou claro para os alunos de Sistemas para Internet que o grande gargalo dessas tecnologias está no desenvolvimento de software e aplicações de banco de dados para processar e armazenar um volume tão grande de dados coletados.

O curso foi muito importante para os alunos conhecerem as pesquisas em áreas afins em que a computação e a tecnologia da informação são aplicadas de maneira sistêmica e multidisciplinar.


Ao final da palestra, foi realizada uma demonstração de um software para geração de imagens 3D, a partir de uma câmera fotográfica comum, desenvolvido por José Venâncio Marra Oliveira, aluno da UFU, que trabalha no projeto junto com o prof. Rodrigo.


Estes softwares e programas são de grande importância para a formação dos alunos, pois poderão ser utilizados no aprimoramento de seus trabalhos profissionais.


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Alunos de Agronomia retomam às atividades práticas

No sábado (22), os estudantes do 2º e 8º período do Curso de Engenharia Agronômica realizaram uma aula prática na Área Experimental da FUCAMP, com o Professor Ciro Luiz, da disciplina de Grandes Culturas II e III.

Durante a aula, os alunos realizaram a demarcação e distribuição do terreno, o preparo da terra, a adubação e o plantio de amendoim, arroz e de girassol.

As aulas práticas são de suma importância para que os alunos aprendam na prática o dia a dia de sua profissão, além do mais, é uma oportunidade para que eles façam várias experiências e descubram novos caminhos para desenvolverem sua profissão de Agrônomo.