quinta-feira, 31 de março de 2016

Alunos de Engenharia Civil e Agronômica participam de aula prática de Topografia

As aulas práticas fazem parte do dia-a-dia dos alunos do Curso de Engenharia Civil e Agronômica.
No último sábado (12), os alunos do curso de Engenharia Civil participaram de uma aula prática de topografia no Campus da FUCAMP.
Nessa aula, foram realizados os procedimentos de instalação, centragem e nivelamento dos instrumentos. Além do mais, os alunos colocaram em prática a teoria sobre ângulos verticais, de inclinação e zenital, ângulos horizontais, rumos e azimutes, fazendo o uso de equipamentos como mira, estadia, Bússola e o próprio teodolito. Esta aula também foi ministrada, no sábado (5), aos alunos do 3º período do Curso de Engenharia Agronômica.
Em ambas as aulas, os alunos puderam manusear os instrumentos e fazer medidas de áreas da Instituição, onde foram realizadas as aulas.



segunda-feira, 14 de março de 2016

Alunos de Agronomia participam da Fenicafé 2016


Na quinta-feira (10) os alunos do Curso de Agronomia da FUCAMP realizaram uma viagem técnica à Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (FeniCafé), em Araguari.
A feira, que é promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), tem como objetivo divulgar a importância da irrigação e seus sistemas, mostrando lançamentos de produtos e equipamentos, além dos resultados de pesquisas para aumentar a produtividade e a qualidade do café do cerrado.
Durante o evento, os alunos puderam assistir palestras, visitar os Stands e conhecer as novas tecnologias da cafeicultura.
Para a coordenadora do Curso de Agronomia da FUCAMP, Professora Dr. Luciana Lima, essas visitas técnicas são de extrema importância aos alunos e, futuros agrônomos, para que se mantenham atualizados quanto às novas tecnologias da cafeicultura irrigada.

Alunos de agronomia participam de aula prática na Área Experimental




Os estudantes do 7º período de Agronomia realizaram no sábado (5), uma aula prática de Agrostologia e Forragicultura na área Experimental da FUCAMP. Acompanhados pelo professor Ciro Luiz, os alunos fizeram a plantação e manutenção do Campo Agrostológico que tem por objetivo auxiliar os alunos na identificação e comparação entre diferentes plantas forrageiras.
Nas aulas práticas, os estudantes aprendem a fazer o combate de plantas invasoras e das pragas, nas diversas espécies de Plantas Forrageiras. Além do mais, aprendem com maior aprofundamento sobre a utilização do cultivo de forrageiras e a importância da sua recomendação na alimentação dos animais.
As aulas práticas são de extrema importância para os alunos. É a oportunidade para o aluno colocar em prática o que aprendeu em sala de aula, aprimorando seus conhecimentos e assim, ingressar bem preparado no mercado de trabalho.

Alunos de Agronomia realizam aula prática em área erosiva


No sábado (5), os alunos do 5º período do Curso de Agronomia da FUCAMP participaram de uma aula prática em uma área próxima à cidade de Monte Carmelo.
O local foi escolhido por conter um grande processo erosivo do tipo voçoroca- erosão causada pela chuva em solos arenosos, onde a vegetação é escassa e não mais protege a terra.
Os alunos, orientados pelo professor Olavo Custódio, da Disciplina de Aptidão, Manejo e Conservação do solo, trabalharam na identificação dos principais fatores que levam o surgimento desse tipo de erosão, bem como as medidas necessárias para a recuperação dessa área.
A FUCAMP busca sempre aliar as aulas teóricas com aulas práticas, pois estas proporcionam um melhor aprendizado e interação dos alunos.

Professor de Agronomia recebe aprovação em processo seletivo no mestrado


O Professor Ciro Luiz da Silva Junior recebeu a notícia de sua aprovação no processo seletivo no mestrado em “Sanidade e Produção Animal nos Trópicos”, pela Universidade de Uberaba (Uniube).
Este Mestrado tem por objetivo dar suporte ao mestrando, de gerar tecnologia e dar suporte aos sistemas produtivos de diversas espécies de animais, por meio da realização de pesquisas relacionadas aos aspectos sanitários, nutricionais e metabólicos que integram sistemas produtivos sustentáveis.
Parabenizamos o Professor Ciro pela aprovação!

Alunos do 1º período de Agronomia realizam aula prática





No sábado (20), os alunos do 1º período do Curso de Agronomia da FUCAMP, acompanhados pelo Professor Ciro Luiz, realizaram uma visita de reconhecimento da Área Experimental, em que conheceram toda a estrutura disponível, bem como as diversas áreas do setor agronômico como a cultura de café e milho; os sistemas de bombeamento e fertirrigação; os sistemas de pastejo intensivos; o sistema de desenvolvimento do campo agrostológico; os sistemas de cercas elétricas para bovinocultura; a área de sistemas agrossilvipastoril, dentre outros.
A Área Experimental mede aproximadamente 10 hectares. Com esta estrutura, aliada a maquinários agrícolas, implementos, teodolitos e outros, os alunos desenvolvem junto com os professores experimentos de pesquisa com várias culturas, permitindo aos estudantes colocar em prática os projetos desenvolvidos em sala de aula, e também fazer vários testes com novas variedades e novas técnicas de plantio.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Alunos do Curso de Agronomia da FUCAMP fazem visita técnica à EMBRAPA



Os alunos do Curso de Agronomia da FUCAMP realizaram uma viagem técnica à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)- Arroz e Feijão, com sede em Santo Antônio de Goiás. O objetivo foi o de conhecer a unidade, estrutura e os trabalhos de pesquisa em desenvolvimento pela empresa.


Os alunos visitaram a Fazenda Palmital, área de pesquisas da Embrapa, onde são desenvolvidas pesquisas com a cultura do arroz e feijão.


Na Fazenda Palmital, os discentes conheceram os sistemas de cultivo de arroz de sequeiro (terras altas) e arroz inundado, além do manejo da cultura do arroz irrigado. Os estudantes viram também como é preparado o solo para o plantio do arroz e conheceram mais sobre o arroz híbrido. Presenciaram e assistiram a uma palestra com a fitopatologista, Dra. Valácia Lemes da Silva Lobo, em que puderam conhecer sobre as doenças da cultura.


Sobre o feijão, os futuros agrônomos assentiram a palestra “Tolerância à seca em feijoeiro comum” ministrada pela Dra. Anna Cristina Lanna.