segunda-feira, 6 de junho de 2016

Sistema Agroecológico é tema de aula prática dos alunos de Agronomia

No dia 14 de maio, sábado, os alunos do 3º e 1º períodos do Curso de Agronomia da FUCAMP realizaram uma aula prática na Chácara Modelo, localizada no município de Estrela do Sul. A aula foi ministrada pelo professor Ciro Luiz, da disciplina de Ecologia Agrícola.
A propriedade produz sob o Sistema Agroecológico, utilizando o mínimo de agroquímicos o que, consequentemente, reduz a contaminação da água e do solo, preparando a propriedade para tornar-se um sistema sustentável e ecologicamente correto.
“O alimento cultivado no sistema agroecológico é mais saudável, mais nutritivo e tem maior valor de mercado.” Explica Ciro.
O curso de Agronomia da FUCAMP preocupa-se em oferecer uma grande abrangência no campo de atuação destes futuros profissionais, para atender tanto ao mercado de trabalho, quanto o consumidor, acompanhando as respectivas tendências e exigências.



Curso de Agronomia realiza aulas práticas em fazendas produtoras de café

Os alunos do 7º período do Curso de Agronomia da FUCAMP participaram recentemente de uma aula prática de Grandes Culturas II, ministrada pelo Professor Sidney Hermes de Lima, na Fazenda Rainha do Asfalto e Fazenda Batalha.
Na aula prática, que tem por objetivo integrar o conhecimento teórico à realidade de campo, os alunos visitaram duas propriedades produtoras de café, recebendo a proposta de investigarem as causas e consequências de problemáticas na lavoura. O trabalho teve o intuito de instigar no aluno uma rápida tomada de decisão para solução dos problemas apresentados pela cultura, seja no controle de pragas e ou doenças, ou correção das condições nutricionais da planta.
“Em sala de aula, mesmo com toda tecnologia que está à disposição do aluno, a realidade no campo pode ser influenciada por inúmeros fatores que podem confundir e, por vezes, até mudar o foco da relação, causa e consequência de um problema enfrentado na lavoura. Assim, com aulas práticas, podemos de forma clara demonstrar ao aluno como agir na busca mais detalhada de informações para resolver estes problemas”. Explica o professor Sidney.


Alunos de Agronomia participam de atividade prática



No dia 07 de maio (sábado), os alunos do 5º período de Engenharia Agronômica realizaram uma aula prática na Área Experimental da FUCAMP, na disciplina de Adubos e Adubação.
Na aula de campo, os estudantes fizeram a adubação de cobertura no sorgo com ureia, que é um fertilizante mineral fonte de nitrogênio. A aplicação do adubo foi feita de forma manual, três semanas após o plantio do sorgo, ao lado da plântula já emergida.
A adubação de cobertura é um manejo necessário para o bom desenvolvimento da cultura.
Essas práticas muito contribuem para o crescimento profissional dos alunos, além de enriquecer os conteúdos curriculares do Curso.

Estudantes de Agronomia confeccionam Herbário Fitopatológico

Recentemente, os alunos do 5º período do Curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP realizaram uma aula prática no laboratório de fitopatologia.
Nessa aula, ministrada pela professora Dra. Luciana Lima, os estudantes aprenderam a identificar doenças de plantas e técnicas para confecção de um Herbário Fitopatológico.
Herbário é uma coleção científica de plantas secas e tem fundamental importância como material de pesquisa em áreas que utilizam os vegetais em seus estudos. Nele, estão disponíveis também as medidas para controlar determinadas doenças presentes nas plantas.
Durante a aula, os estudantes tiveram a oportunidade de propor medidas de manejo de doenças de plantas, com base no conhecimento da interação patógeno versus hospedeiro, versus ambiente.


quarta-feira, 20 de abril de 2016

Estudantes de Agronomia realizam aula prática sobre manejo e conservação do solo

Os alunos do 5º período de Engenharia Agronômica participaram de uma aula prática da disciplina de “Aptidão, manejo e conservação de solo”, com o Professor Mestre Olavo Custódio Neto.
A aula foi realizada no laboratório de solos, onde os alunos puderam observar, na prática, como os diferentes tipos de solos respondem à irrigação ou a chuva.
Também foram discutidas as diferentes formas de conservar o solo e evitar os processos erosivos.
As aulas práticas são uma excelente oportunidade que os alunos têm para aliarem a teoria à prática, além de proporcionar um melhor aprendizado e interação dos estudantes.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Alunos do 5º Período de Agronomia realizam aula de entomologia




No sábado, dia 02 de abril, os alunos do 5º Período de Agronomia participaram de uma aula prática no laboratório de Entomologia, lecionada pelo professor Lucas Silva de Faria.
Nesta aula, os alunos estudaram a morfologia externa dos insetos encontrados nas lavouras, com foco no tórax, pernas e asas.
O conhecimento da morfologia externa de insetos permite aos alunos realizarem a identificação dos principais grupos e espécies de insetos, potenciais causadores de danos na agricultura moderna. No tórax, encontram-se os apêndices móveis (asas e pernas) que refletem os hábitos e comportamento dos insetos, além de serem uma ferramenta essencial na sua identificação.
Nas aulas práticas, os alunos aprofundam seus conhecimentos, aliando a teoria com a prática, como espaço de construção de múltiplos saberes.

Estudantes da FUCAMP participam da 5ª Femec

Os alunos do Curso de Agronomia da FUCAMP participaram da 5ª Femec- Feira do Agronegócio de Minas Gerais- realizada no Parque de Exposições do Camaru, na cidade de Uberlândia, entre os dias 29 de março a 1º de abril.
A Femec é uma feira de extrema importância para a agricultura mineira por trazer para o estado o protagonismo do comércio de máquinas agrícolas e inovações tecnológicas.
O evento ofereceu ainda palestras gratuitas, campos demonstrativos de sementes e insumos.
Nesta edição, a feira trouxe como novidades a realização da Exposição Especializada da Raça Nelore – Expoinel e da Exposição Estadual Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador, além das atividades que já fazem parte do calendário da Femec como o Feirão Cavalos & Cia, para venda de equinos e a feira de touros do programa Pró-Genética.
O pátio para exposição e comercialização de máquinas e implementos agrícolas recebeu os maiores e mais modernos fabricantes do setor.
Para os alunos da FUCAMP, essas viagens técnicas são uma oportunidade de conhecer novos mercados e agregar conhecimentos sobre as novas tecnologias aplicada ao campo.