segunda-feira, 26 de março de 2018

PROFESSOR DIEGO DA ENGENHARIA AGRONÔMICA É APROVADO EM PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO

O professor Diego Cesar Veloso Rezende, do curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP, recentemente, foi aprovado nos processos seletivos para cursar Mestrado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) e também no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
O trabalho de Mestrado do professor Diego, será realizado na área de “Conservação de Recursos Naturais do Cerrado”, no IF Goiano.
A FUCAMP incentiva constantemente, o aperfeiçoamento de seu corpo docente e parabeniza o professor Diego Rezende pela aprovação no Programa de Mestrado, desejando-lhe sucesso nesta caminhada.

ENGENHARIA AGRONÔMICA E ENGENHARIA CIVIL REALIZAM AULAS PRÁTICAS

Neste último sábado (24), os universitários dos cursos de Engenharia Agronômica e de Engenharia Civil tiveram aulas práticas na Fazenda Experimental e na faculdade.
O sétimo e primeiro períodos de Engenharia Agronômica tiveram aula na Fazenda Experimental, que é uma área própria da faculdade. Enquanto o primeiro período teve a oportunidade de conhecer a área, o sétimo aprendeu e desenvolveu atividades sobre a desbrota do café.
Já o terceiro e quinto períodos do curso de Engenharia Civil, tiveram aula no laboratório da faculdade, onde fizeram a classificação dos produtos na Construção Civil.
FUCAMP – Aprender na prática faz toda diferença!

UNIVERSITÁRIOS DE ENGENHARIA AGRONÔMICA REALIZAM O PLANTIO DE NOVAS HORTALIÇAS NA ESCOLA ALÍRIO HERVAL, EM COROMANDEL

Implantado em 2017 pela FUCAMP, juntamente com os alunos do curso de Engenharia Agronômica e em parceria com alunos, professores e funcionários de vários colégios da região, o Projeto Horta na Escola continua com grande sucesso.
A Escola Estadual Alírio Herval de Coromandel, recebeu recentemente a plantação de novas hortaliças, feitas pelos alunos, com o auxílio dos universitários.
O objetivo do projeto é de implantar hortas comunitárias nas escolas, para que os alunos possam aprender a plantar, cultivar e colher os alimentos cultivados por eles, enriquecendo a merenda escolar, com as verduras e legumes sem agrotóxicos.
Por meio do projeto, os estudantes de Engenharia Agronômica ainda têm a oportunidade de colocar em prática, todo o conhecimento que foi adquirido em sala de aula, durante as aulas teóricas, contribuindo assim para a formação profissional e social dos futuros agrônomos.
FUCAMP – Aqui o aluno aprende na prática!

Curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP recebe excelente nota do MEC

Mais uma vez a FUCAMP se destaca nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). Prova disto, é o curso Engenharia Agronômica que recebeu uma excelente nota no resultado do Conceito Preliminar do Curso (CPC), que foi divulgado recentemente pelo INEP.
O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação no país. Sua avaliação ocorre com base no desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Além do mais, o CPC também tem a função de analisar o processo formativo, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos oferecidos pelos cursos.
Com os melhores resultados divulgados pelo MEC, a FUCAMP tem se consolidado cada vez mais, como uma instituição que é referência no ensino superior para Monte Carmelo e toda região, primando sempre pela excelência na qualidade de seus cursos e também, por oferecer um preço acessível para que toda a comunidade tenha condições de ingressar sua carreira acadêmica.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Nota de pesar pelo falecimento do aluno Kelarquian Marques


A Faculdade, por meio da Direção, professores, coordenação e colaboradores,  lamenta imensamente o falecimento do aluno Kelarquian Marques, que cursava o 6°período do curso de Engenharia Agronômica. E neste momento de perda e dor, transmite os nossos sentimentos aos familiares, amigos e colegas.
 kelarquian marques

Alunos de Eng. Agronômica participam de aula prática sobre Hidroponia

No sábado, dia 25 novembro, os alunos do 6° período de Engenharia Agronômica, na disciplina de Cultivo Protegido, realizaram uma aula prática em visita à Hidromonte – Cultivo Hidropônicos, juntamente com a Professora Ivaniele Nahas.
O objetivo da aula prática foi de proporcionar aos universitários a oportunidade de conhecerem o cultivo de alface em sistema hidropônico, ou seja, sem solo. “Os alunos puderam ver na prática como são dispostas as bancadas, reservatório e as bombas dentro da estufa. Além do mais, verificaram também, como é feita a preparação da solução nutritiva, bem como o controle do pH e da condutividade elétrica da mesma”; esclarece a professora.
O curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP preocupa-se em oferecer momentos em que os estudantes possam vivenciar o cotidiano  e o vasto campo de atuação dos agrônomos, buscando constantemente, acompanhar e se atualizar com as tendências e inovações nesta área.

Eng. Agronômica participa de aula prática sobre Cafeicultura e Irrigação de Alta Precisão

A cafeicultura é o ramo da agricultura, que estuda o cultivo do café, desde seu preparo de solo, plantio, condução da lavoura, beneficiamento até sua comercialização.
Desta forma, os alunos do 8° período do curso de Engenharia Agronômica participaram de aula prática sobre Cafeicultura e Irrigação de Alta Precisão, em visita à Fazenda Castelhana, acompanhados do professor Diego Cesar Veloso.
Na aula, os universitários aprenderam a analisar o local onde estão plantados os pés de café, os processos de irrigação, observando as necessidades hídricas de cada região, fator este que influencia diretamente no desenvolvimento das plantas.