quinta-feira, 11 de abril de 2019

AULA NA FAZENDA MARRECOS ENSINA A PRÁTICA DA PISCICULTURA

Os alunos do 1º período de Engenharia Agronômica acompanharam todo o processo de criação de peixes, de distintas espécies, na Piscicultura da Fazenda Marrecos. Um ensino que integra conceito e vivência aproxima o universitário das práticas do mercado e diferencia o profissional formado pela FUCAMP.

ALUNOS APLICAM ESTUDO DE ROCHAS E MINERAIS NA AGRONOMIA

No Laboratório de Solos, os alunos de engenharia agronômica integraram o estudo de rochas e minerais com o manejo na agricultura. As aulas práticas despertam a curiosidade e o interesse do aluno, além de enriquecer sua formação acadêmica.

II DIA DE CAMPO DA FUCAMP REÚNE PROFISSIONAIS E PRODUTORES DE TODA A REGIÃO

O II Dia de Campo, realizado pelo curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP, parceiros e apoiadores, na Fazenda Experimental da faculdade, superou as expectativas da organização, principalmente em relação ao grande público que se fez presente no local. O evento, que este ano apresentou o tema “Agricultura em Foco, Novos Desafios e Tecnologias”, reuniu várias empresas parceiras, instituições de pesquisa e extensão rural, que ministraram 7 palestras sobre diversos temas da atualidade.
A saber:
  • Técnicas de Manejo no Controle da Broca e do Cafeeiro, com a Fundaccer e Epamig;
  • Controle de Plantas Daninhas na Cafeicultura e Novas Tecnologias, com a Campo Verde;
  • Eficiência de Diferentes Biotecnologias e Tratamento de Sementes no Controle de Insetos na Cultura do Milho, na Estação Riber;
  • Importância da Análise de Solo Para a Produtividade, com a Labras;
  • Adubação Líquida, Tecnologia e Inovação na Cafeicultura, com a Agrocafé;
  • Uso do Adubo Organomineral na Agricultura, na Estação Retiro da Roça;
  • Controle de Pragas e Doenças na Fruticultura, com a FUCAMP e a Emater.
A FUCAMP agradece a todos os participantes, o apoio dos parceiros e aos alunos e colaboradores que se empenharam para um resultado de tanto sucesso. É assim que se avança no propósito de transformar vidas pelo conhecimento. Ano que vem tem mais!

ALUNOS APRENDEM A LIDAR COM OS MICRÓBIOS EM BENEFÍCIO DA AGRONOMIA

Para conhecer a diversidade funcional dos microrganismos, a turma do 3º período de Engenharia Agronômica aprendeu a coletá-los e preservá-los em meio de cultura, ao mesmo tempo em que se familiarizaram com as rotinas do laboratório. Com práticas semanais, a FUCAMP capacita seus alunos a aplicarem o conhecimento para os melhores resultados no campo.

PRÁTICA DE MORFOLOGIA DOS INSETOS NO LABORATÓRIO

Alunos do 5º período de Engenharia Agronômica aprofundaram o conhecimento sobre a morfologia externa dos insetos, averiguando antenas e aparelhos bucais, no Laboratório de Entomologia.
O tema é fundamental ao engenheiro agrônomo em diversos aspectos da profissão, desde o controle fitossanitário nas lavouras à sustentabilidade do planeta.

ALUNOS TESTAM APRENDIZADO NA FAZENDA SANTA FÉ OLHOS D’ÁGUA

A atividade prática proposta para os alunos do 3º período de Engenharia Agronômica, realizada no último sábado, permitiu a experimentação da medição da área de plantio de café, na Santa Fé Olhos D’Água, pelo método de irradiação. É no campo que os alunos da FUCAMP se preparam para os desafios do mercado!

16 DE MARÇO É DIA DE CAMPO

Vem aí o II Dia de Campo da FUCAMP. O evento que reúne os produtores, agrônomos e estudantes mais antenados e bem-sucedidos da região, este ano traz o tema “Agricultura em Foco: Novos Desafios e Tecnologia”, com informações e tendências para o agronegócio. Dia 16 de março, das 08 às 12 horas, na Fazenda Experimental da FUCAMP. Participe!