terça-feira, 17 de setembro de 2013

Os alunos do curso de Agronomia já podem realizar consulta pública ao ENADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou no portal a Consulta Pública para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O Enade, prova de avaliação de desempenho dos estudantes, será realizado no dia 24 de novembro, às 13 h, e serão cobrados os conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação. O Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrito no histórico escolar do estudante. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade. A consulta pública pode ser realizada no http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/

Aluno da 1ª Turma de Engenharia Agronômica e professores da FUCAMP participam do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo

No período de 28 de julho a 2 de agosto de 2013, o aluno da 1ª Turma de Engenharia Agronômica, Leandro Caetano Mota e a Profª Dra. Dalcimar Regina Batista Wangen apresentaram, no XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, o trabalho intitulado: “COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE FÓSFORO EM UM SOLO SOB DIFERENTES SISTEMAS DE USO E MANEJO”. O Congresso Brasileiro de Ciência do Solo é um dos maiores e mais importantes eventos na área de ciências do solo da América Latina e contou com a participação de especialistas em solos de vários países. Paralelamente, aconteceu a Universal Soil Classification Workshop, terceira reunião do grupo de trabalho da União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) para desenvolvimento de proposta de Sistema Universal de Classificação de Solos (Universal Soil Classification – USC). Estiveram presentes especialistas de Universidades e instituições de pesquisa da Austrália, Hungria, Estados Unidos, Tanzânia, Itália, Alemanha, Rússia, Coréia do Sul, China Cuba e Venezuela além de vários profissionais brasileiros. O evento foi realizado no Costão do Santinho Resort, na cidade de Florianópolis (SC) e contou com a participação de aproximadamente 2.400 pessoas. Parabéns Leandro! Parabéns Profª. Dalcimar!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Aula prática Fruticultura

Os alunos do 6º período do curso de Agronomia FUCAMP realizaram, no último sábado (15), visita técnica a fazenda Castelhana do produtor de maracujá Geraldo Custódio Deus que é Técnico Agrícola e tem uma longa experiência com a cultura do Maracujá. O Sr. Geraldo ministrou uma aula sobre a cultura, mostrando as vantagens de se plantar maracujá na nossa região, que produz frutos de ótima qualidade inclusive com níveis de brics superiores à outras regiões do pais, servindo até mesmo como melhorador de polpas de maracujá oriundas de outros estados. Para a professora de fruticultura da FUCAMP, Ingrid Mara Bicalho, promover essas visitas técnicas aos alunos é a melhor forma de mostrar na prática a realidade dos produtores com seus respectivos cultivos, bem como o manejo das mais diversas culturas nas mais variadas disciplinas. Durante a visita, os alunos tiveram contato direto com o cultivo do maracujá e aprenderam na prática a polinização manual da flor que garante uma maior produtividade do fruto.

terça-feira, 13 de março de 2012

Visita à Indústria de Rações Retiro da Roça Ltda



No último sábado, dia 10 de março de 2012, os alunos do 5° Período do Curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP, fizeram uma visita à Indústria de Rações Retiro da Roça Ltda., localizada na cidade de Monte Carmelo. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a rotina de uma fábrica de rações, bem como todos os processos envolvidos desde o recebimento da matéria-prima (milho, farelo de soja, farelo de algodão) até o produto final, a ração. A visita estava dentro do cronograma de aulas práticas da disciplina de Nutrição Animal, ministrada pela Professora Veridiana Ap. Limão Barbero e foi acompanhada pela Coordenadora do Curso de Engenharia Agronômica, Professora Cinara Xavier de Almeida. Os alunos foram recepcionados na fábrica pelo Diretor de controladoria Sr. Dário da Silva Melo que fez uma apresentação da empresa. Também estavam presentes o Sr.Clariano Francisco Filho e Donizete José Pereira, idealizadores da Indústria de Rações Retiro da Roça, o Sr. Clariano contou um pouco da sua história aos alunos. Os alunos, juntamente com os professores, a coordenação do curso de Engenharia Agronômica e a FUCAMP, agradecem a Indústria de Rações Retiro da Roça Ltda. pela oportunidade.



quinta-feira, 12 de maio de 2011

Convite


Quinta feira
19 de maio de 2011
Parque de Exposição Antônio Daguer
Informações
(35) 3841 2002

Contribua com a doação de alimentos não perecíveis.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

sábado, 7 de maio de 2011

Agrishow 2011

Alunos do Curso de Engenharia Agronômica participaram no ultimo dia três (quinta-feira) da 18ª Feira de Tecnologia Agrícola em Ação na cidade de Ribeirão Preto. Eles puderam conhecer demonstração de campo, profissionais do setor e expositores nacionais e internacionais.