segunda-feira, 19 de maio de 2014

Alunos do 7º período de Agronomia realizam aula prática na fazenda Agropecuária Michels

No sábado (10/05/2014), os alunos do 7º período do curso de Agronomia visitaram a Agropecuária Michels, onde são cultivados vários tipos de cultura como o milho, milheto, trigo, feijão e soja.
O alunos observaram as várias culturas desenvolvidas na propriedade, bem como as formas de combate às pragas, além de conhecerem todo o parque de máquinas e as novas tecnologias dos equipamentos de cada tipo de máquina utilizadas nas diversas culturas da propriedade (tratores, semeadoras, pulverizadores e colhedoras).
A FUCAMP viabiliza essas visitas junto às fazendas produtoras de diversas culturas para que o aluno veja na prática o que é aprendido em sala de aula.


terça-feira, 15 de abril de 2014

Alunos do 3º, 5º e 7º períodos de Agronomia realizam aulas práticas

No dia 29 de março, sábado, os alunos do 3º período do Curso de Agronomia, sob a orientação do Prof. Vagner Santiago do Vale, realizaram uma aula de Sistemática Vegetal no laboratório de Microbiologia, abordando o tema “Briófitas”, os musgos, como são conhecidos.
As Briófitas auxiliam na conservação de solos evitando perda excessiva de umidade. Eles servem também como indicadores de qualidade ambiental e das águas, por sobreviverem em ambientes úmidos e não tolerarem diversos poluentes.
Durante a aula os alunos visualizaram as principais estruturas destes organismos utilizando lupas e microscópios, e responderam questões sobre a importância de cada estrutura para a sobrevivência do vegetal.
Na aula prática do 5º período, na disciplina de Entomologia Geral, ministrada pela Prof. Dalcimar Regina Batista Wangen, os alunos aprenderam a identificar as diferentes ordens de insetos já que nas lavouras é muito comum a ocorrência de insetos indesejáveis, as pragas, bem como de insetos benéficos, tais como predadores e parasitóides de pragas, além de polinizadores, todos fundamentais para o equilíbrio ecológico.
Com a aula os futuros agrônomos devem ser capazes de identificar os insetos e distinguir potenciais pragas de insetos benéficos a fim de empregarem corretamente o manejo integrado de pragas, cujo propósito é manter as pragas abaixo do nível de dano econômico, preservando os insetos benéficos e, dessa forma, contribuir para a manutenção do equilíbrio ecológico.
Já o 7º período, com a disciplina de Agrostologia e Forragicultura, ministrada pela professora Mônica Diene, tiveram aula na Área Experimental e na Fazenda Paulista, propiciando aos alunos o manejo da forragem, usado na alimentação do gado, visando a máxima produtividade de espécies (Panicum Maximum, Pennisetum Purpureum, Cynodon Dactylon, Colopogônio, Crotolária, Brachiaria Brizantha, Brachiaria Documbens, Brachiaria Plantaginea e Lab Lab) utilizadas para forragem.

Professores desenvolvem aulas práticas na Área Experimental e em laboratórios

No sábado (22-03/2014), os alunos do 3º, 5º e 7º períodos do curso de Agronomia participaram das aulas práticas de Bioquímica, Adubos e adubação; e Grandes culturas III, respectivamente.
Os alunos do 5º período tiveram aula na Área Experimental com a professora Ivaniele Nahas sobre adubo e adubação.
Em sala de aula, os alunos aprenderam a calcular a quantidade de adubo necessário para suprir as exigências nutricionais da planta. Já  na aula de campo, os alunos viram o modo de aplicação do adubo durante a semeadura da cultura. E também aprenderam a regular a semeadora adubadora para fornecer a quantidade de fertilizante necessária para o desenvolvimento da cultura que se deseja plantar.
Também na Área Experimental, os alunos do 7º período, na disciplina de Grandes Culturas III, tiveram aula prática sobre técnicas de plantio nas culturas do algodoeiro e feijoeiro.
Os alunos observaram, na prática, todos os fatores relacionados com a implantação das culturas em questão, desde o preparo do solo, escolha das variedades, adubação de plantio até o cálculo da quantidade de sementes necessária
Sob a orientação da professora Marcela Dias França, na aula de Bioquímica, os alunos do 3º período identificaram como os sistemas tampão qualquer sistema biológico dependente do pH. Como exemplo de sistemas tamponados temos o sangue, o solo, a saliva, tecidos vivos de plantas, etc.


A FUCAMP oferece Curso de Nivelamento para alunos ingressantes

Para auxiliar o discente em seu trajeto acadêmico, a FUCAMP tem como política institucional, a prática de mecanismo de nivelamento, realizado aos sábados, das 8h às 11h 30 min, com o objetivo de favorecer o desempenho do aluno de forma integral e continuada.
O Programa de Nivelamento é uma atividade programada para atendimento aos acadêmicos iniciantes nos cursos da faculdade, e tem como estratégia de ação uma programação diferenciada, onde se desenvolve atividades de apoio à demanda de desconhecimento das estruturas e dinâmicas institucionais, desnivelamento do conteúdo programático e ansiedade pela nova situação pessoal de estar no ensino de terceiro grau.
Para dar atenção às demandas encontradas, são desenvolvidas atividades direcionadas: (apresentação institucional com participação de todos os setores da faculdade (biblioteca, laboratórios, etc.) e são oferecidas ao início de cada semestre aulas específicas de Português, Matemática, Informática Básica e outros, de acordo com a necessidade, com vistas a dar um suporte fundamental para as disciplinas do curso); atividades motivacionais (palestras, debates) e de mobilização para os desafios do Curso Superior.
Além destes, diante de dificuldades identificadas em conteúdos de base necessários para o efetivo desenvolvimento de uma disciplina correlata, são ofertadas aulas de revisão-reforço e auxílio para suprir dificuldades de fundamentos e de conduta que possam estar interferindo no desempenho do curso.
Os acadêmicos e profissionais envolvidos recebem certificados para construção das horas extracurriculares e currículos. Os programas são semestralmente planejados; visando estar sempre atualizado e servindo como mecanismos de nivelamento efetivo e eficiente.

FUCAMP realiza palestra orientadora e motivacional para ingressantes

Nessa quarta-feira (19) a FUCAMP realizou, no Anfiteatro, por meio do Dr. Álvaro Barale, a palestra motivadora e orientadora “A profissão e o trabalho”, para ingressantes dos cursos de Pedagogia, Sistemas para Internet, Administração, Ciências Contábeis e Agronomia, e contou também com a participação dos respectivos professores.
A palestra foi realizada abrangendo as exigências sociais e as diretrizes curriculares do mercado de trabalho, com foco no profissional competente, sob o aspecto humano e da cidadania do profissional.

Alunos de Agronomia da FUCAMP visitam a Fenicafé em Araguari

Na quarta-feira (19/03/2014), os alunos do curso de Agronomia, acompanhados da Coordenadora do curso, Profª. Dra. Luciana Maria de Lima,  participaram do Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado (FENICAFÉ) realizado nos dias 18, 19 e 20 de março em Araguari.
Nesse evento, que é o maior da cafeicultura irrigada do Brasil, os alunos conheceram o que há de mais novo em tecnologias para o sistema de irrigação no cultivo do café, por meio de palestras, visitas aos stands e da exposição de máquinas e implementos agrícolas.

Alunos do curso de Agronomia realizam aulas práticas

Os alunos do curso de Agronomia realizam com frequência aulas práticas nos laboratórios, fazendas e na Área Experimental da FUCAMP.
No último sábado (15) os alunos do 5º período, orientados pelo professor Adriano Frazon, realizaram aula na Área Experimental sobre a mecanização agrícola, motores de maquinários como trator e uso de implementos.
Alunos do 5º período tiveram aula nos laboratórios de fitopatologia, com a professora Luciana Lima, que usou técnicas para visualizar fungos usadas na diagnose e agentes causais de doenças de plantas; Já no laboratório de bioquímica, com o professor Henrique Souto, os alunos aprenderam a fazer a quebra de dormência de sementes para produção de mudas. As mesmas ficam na estufa da FUCAMP até que possam ser transferidas e plantadas na agrofloresta da área Experimental.
Já os alunos do 7º período visitaram a Fazenda Castelhana onde tiveram uma aula prática sobre manejo de gado em piquetes, vacinação e mochamento, com o professor Cláudio Costa