sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Alunos de Agronomia realizam visita técnica em fazenda produtora de leite

No sábado, dia 8/11/2014, os alunos do 4º e 8º períodos do Curso de Engenharia Agronômica participaram de uma visita técnica na Fazenda Brinco de Ouro, no município de Coromandel.
O objetivo da visita foi oportunizar os alunos a analisar a infraestrutura da propriedade, que é referência na produção de leite, e aprimorar os conhecimentos no quesito construções rurais.
Na fazenda, os estudantes conheceram a prática da atividade de pecuária leiteira, com um total de 460 vacas e uma produção diária de 12 mil litros/dia. Além disso, foi apresentado aos alunos o manejo sanitário, nutricional e reprodutivo dos animais da propriedade.
As visitas técnicas são importantes para que os alunos possam aliar o conhecimento adquirido em sala de aula com o dia a dia do campo e a prática real.



Alunos do Curso de Agronomia participam de minicurso

No sábado (1/11/2014), os alunos do 8º período do Curso de Agronomia participaram de um minicurso, ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Dr. Rogner Carvalho Avelar, sobre Interpretação de Análises de Solo.Este minicurso foi de grande importância para que estes fiquem bem preparados para fazer uma interpretação correta de laudos de análises de solos e a recomendação de calagem e adubação para diversas culturas.
A FUCAMP investe em aulas práticas, palestras e minicursos como forma de desenvolver a extensão e de acrescentar conhecimentos extracurriculares.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Estudantes de Agronomia da FUCAMP realizam Encontro de Engenharia Agronômica

        O Curso de Agronomia da FUCAMP realizou nesta semana o 1º Encontro de Engenharia Agronômica que teve como tema ‘Integrando saberes’.
  
   Na segunda-feira (20/10) o Prof. Me. Clauber Barbosa de Alcântara ministrou um apalestra sobre o ‘Manejo Integrado de Pragas’ e o palestrante e Engenheiro Agrônomo, Luzon Tadeu ministrou uma brilhante palestra sobre ‘Marketing pessoal e Relacionamento’ abordando a questão da competência e da comunicação no ambiente de trabalho.
     Na programação de terça-feira (21/10) o Prof. Mestre Cláudio Costa ministrou a palestra ‘Participação da Assistência Técnica na qualidade de vida dos produtores rurais’ em que abordou a importância da assistência técnica na qualidade de vida dos produtores rurais.
 
    O agrônomo Lucas de Ávila Silva falou sobre os desafios na nutrição de plantas e, no último dia de encontro, quarta-feira(22/10), o Prof. Me. Heliomar Baleeiro de Melo Júnior, ministrou a palestra “Solos Tropicais: propriedades físicas e químicas’ em que tratou o processo depodzolização, latolização, propriedades químicas e físicas do solo, além das características do solo do cerrado.
 
   Para encerrar o evento os alunos do Curso de Administração realizaram uma exposição de banners sobre os trabalhos desenvolvidos de conclusão de curso e, a dupla João Vitor e Lourhã realizaram um show.









quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Alunos do Curso de Agronomia participam do IV Simpósio – Mercado e Certificação de Café

Os alunos do Curso de Agronomia da FUCAMP participaram na quarta-feira (15/10/2014), do IV Simpósio – Mercado e Certificação de Café, realizado pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo (Coocacer), no Clube Social Popular de Monte Carmelo.
A oportunidade foi de interação dos alunos de Agronomia e, de troca de experiências com produtores de café e pesquisadores.
Assuntos como as perspectivas climáticas para os próximos 15 anos sobre o clima e energia, a demanda por Cafés Sustentáveis no Mundo, a sustentabilidade da Commoditie Café e a broca e o novo manejo de pragas, foram temas abordados por pesquisadores.
A FUCAMP incentiva a participação de seus alunos em Simpósios, Congressos e Seminários por se tratarem de uma fonte de novas pesquisas e novos conhecimentos a serem agregados ao curso.

Alunos de Agronomia realizam colheita de hortaliças

No sábado (11/10/2014) os alunos do Curso de Agronomia da FUCAMP realizaram uma aula prática de Olericultura na Área Experimental. Os estudantes fizeram a colheita da rúcula e da alface.
Após a colheita os alunos pesaram as folhagens cultivadas no solo descoberto e usando a técnica Mulching, em que o solo é coberto com lona. Constataram que o experimento do plantio com o Mulching, aumentou, consideravelmente, a produção em relação ao plantio comum, obtendo maior qualidade.
O uso dessa técnica possibilita um conjunto de benefícios: além do custo baixo, protege o solo e o sistema radicular das plantas e impede o contato de frutos e folhas com o solo. Reduz também a evaporação da água, o aparecimento de ervas daninhas e a erosão do solo; além de diminuir significativamente o uso de herbicidas.
Nas aulas práticas, os alunos da FUCAMP colocam em prática os que aprenderam em sala de aula, além de terem oportunidade de realizar experimentos diversos.



quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Alunos do Agronomia têm aula de como montar um Herbário

No sábado(4/10) os alunos do 2º período do Curso de Agronomia da FUCAMP participaram de um minicurso para a montagem de um herbário, no Laboratório de Botânica, com o professor Vagner Santiago do Vale.
Um herbário tem como principal objetivo ser um instrumento de estudo e de identificação de plantas, sendo um conjunto de espécies vegetais, prensados e secos, que abrigam uma grande quantidade de informação e dados sobre a diversidade vegetal como o nome comum, e o nome científico e suas características.
Os alunos farão seus próprios herbários e as análises para identificação e classificação das plantas quanto às suas espécies, famílias e gêneros.
As aulas práticas do curso de Agronomia ocorrem com frequência e oportuniza o aluno a conhecer melhor os diversos campos de atuação em que poderá trabalhar no futuro.