segunda-feira, 21 de setembro de 2015
Discentes de Agronomia realizam visita técnica à fazenda produtora de cebola
Os alunos do 6º Período do Curso de Agronomia da FUCAMP realizaram uma visita técnica no último sábado (12), à Fazenda Santa Bárbara, no município de Monte Carmelo.
Na propriedade é cultivada a cultura da cebola, que conta com um moderno sistema de irrigação, maquinários para o manejo, pulverização e colheita.
Esta visita foi organizada pela professora da disciplina de Olericultura.
As visitas técnicas realizadas pelos cursos de graduação da FUCAMP são de grande importância, pois os estudantes aprendem na prática o que lhes é ensinado em sala de aula pelos professores, além do mais têm a oportunidade de vivenciarem culturas diferentes, bem como novas técnicas.
Morfologia vegetal é tema de aula prática dos alunos de Agronomia
No sábado (12), os alunos do 2º período de Agronomia da FUCAMP participaram de uma aula prática de Morfologia Vegetal, com o professor Olavo Custódio, no Laboratório de Microbiologia.
O objetivo da aula foi estudar a fundo a epiderme folhar e os estômatos, células que têm a função de troca de gases da planta, permitindo a transpiração do vegetal.
Além da visualização da epiderme, os alunos puderam observar a posição e o tamanho dos estômatos, discutindo as funções dessas estruturas na planta e sua importância nas diferentes culturas.
As aulas práticas laboratoriais permitem aos alunos uma maior capacidade de ampliar o conhecimento e a compreensão do tema proposto, além de oferecer uma perspectiva mais prática da disciplina.
O objetivo da aula foi estudar a fundo a epiderme folhar e os estômatos, células que têm a função de troca de gases da planta, permitindo a transpiração do vegetal.
Além da visualização da epiderme, os alunos puderam observar a posição e o tamanho dos estômatos, discutindo as funções dessas estruturas na planta e sua importância nas diferentes culturas.
As aulas práticas laboratoriais permitem aos alunos uma maior capacidade de ampliar o conhecimento e a compreensão do tema proposto, além de oferecer uma perspectiva mais prática da disciplina.
terça-feira, 8 de setembro de 2015
Alunos do 4º período de Agronomia participam de aula prática de mecanização agrícola
O Professor da Disciplina de Mecanização Agrícola, Ciro Luiz, realizou recentemente, uma aula prática sobre motor, caixa de marcha, diferencial, embreagem e sistema de transmissão de potência para os alunos do 4º período de Agronomia da FUCAMP.
O objetivo da aula foi mostrar aos alunos os cuidados necessários quanto à manutenção preventiva, condução e segurança do trabalho na operação de máquinas agrícolas.
A aula contou com o auxílio do mecânico e também aluno do 8º período de Agronomia, Wesley Nave.
Essas aulas práticas permitem que os alunos entendam toda a estrutura das máquinas utilizadas nas lavouras, os mecanismos de funcionamento para que sejam realizadas manutenções regularmente e, consequentemente, aumente o tempo de sua durabilidade.
Essas aulas práticas proporcionam um maior contato com a realidade e, principalmente com a vivência do curso.
O objetivo da aula foi mostrar aos alunos os cuidados necessários quanto à manutenção preventiva, condução e segurança do trabalho na operação de máquinas agrícolas.
A aula contou com o auxílio do mecânico e também aluno do 8º período de Agronomia, Wesley Nave.
Essas aulas práticas permitem que os alunos entendam toda a estrutura das máquinas utilizadas nas lavouras, os mecanismos de funcionamento para que sejam realizadas manutenções regularmente e, consequentemente, aumente o tempo de sua durabilidade.
Essas aulas práticas proporcionam um maior contato com a realidade e, principalmente com a vivência do curso.
quarta-feira, 2 de setembro de 2015
Alunos de Sistemas para Internet, Agronomia e Engenharia Civil participam de palestra sobre computação aplicada
O doutor em Ciências Cartográficas, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis, ministrou na terça-feira (25), uma palestra sobre computação aplicada aos sistemas de “Veículo Aéreo Não Tripulado” (VANT) e também sobre o uso de Laser Scanner 3D para, a partir da nuvem de pontos, criar um modelo CAD / CAE 3D do objeto, aos alunos dos cursos de Sistemas para Internet, Agronomia e Engenharia Civil da FUCAMP.
O objetivo da palestra foi apresentar aos alunos o que há de mais moderno nesse tipo de tecnologia que pode ser extremamente útil para agrônomos e engenheiros, mas que depende muito da área de sistemas e informática para funcionar.
O prof. Rodrigo deixou claro para os alunos de Sistemas para Internet que o grande gargalo dessas tecnologias está no desenvolvimento de software e aplicações de banco de dados para processar e armazenar um volume tão grande de dados coletados.
O curso foi muito importante para os alunos conhecerem as pesquisas em áreas afins em que a computação e a tecnologia da informação são aplicadas de maneira sistêmica e multidisciplinar.
Ao final da palestra, foi realizada uma demonstração de um software para geração de imagens 3D, a partir de uma câmera fotográfica comum, desenvolvido por José Venâncio Marra Oliveira, aluno da UFU, que trabalha no projeto junto com o prof. Rodrigo.
Estes softwares e programas são de grande importância para a formação dos alunos, pois poderão ser utilizados no aprimoramento de seus trabalhos profissionais.
O objetivo da palestra foi apresentar aos alunos o que há de mais moderno nesse tipo de tecnologia que pode ser extremamente útil para agrônomos e engenheiros, mas que depende muito da área de sistemas e informática para funcionar.
O prof. Rodrigo deixou claro para os alunos de Sistemas para Internet que o grande gargalo dessas tecnologias está no desenvolvimento de software e aplicações de banco de dados para processar e armazenar um volume tão grande de dados coletados.
O curso foi muito importante para os alunos conhecerem as pesquisas em áreas afins em que a computação e a tecnologia da informação são aplicadas de maneira sistêmica e multidisciplinar.
Ao final da palestra, foi realizada uma demonstração de um software para geração de imagens 3D, a partir de uma câmera fotográfica comum, desenvolvido por José Venâncio Marra Oliveira, aluno da UFU, que trabalha no projeto junto com o prof. Rodrigo.
Estes softwares e programas são de grande importância para a formação dos alunos, pois poderão ser utilizados no aprimoramento de seus trabalhos profissionais.
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
Alunos de Agronomia retomam às atividades práticas
No sábado (22), os estudantes do 2º e 8º período do Curso de Engenharia Agronômica realizaram uma aula prática na Área Experimental da FUCAMP, com o Professor Ciro Luiz, da disciplina de Grandes Culturas II e III.
Durante a aula, os alunos realizaram a demarcação e distribuição do terreno, o preparo da terra, a adubação e o plantio de amendoim, arroz e de girassol.
As aulas práticas são de suma importância para que os alunos aprendam na prática o dia a dia de sua profissão, além do mais, é uma oportunidade para que eles façam várias experiências e descubram novos caminhos para desenvolverem sua profissão de Agrônomo.
Durante a aula, os alunos realizaram a demarcação e distribuição do terreno, o preparo da terra, a adubação e o plantio de amendoim, arroz e de girassol.
As aulas práticas são de suma importância para que os alunos aprendam na prática o dia a dia de sua profissão, além do mais, é uma oportunidade para que eles façam várias experiências e descubram novos caminhos para desenvolverem sua profissão de Agrônomo.
sexta-feira, 19 de junho de 2015
Estudantes de Agronomia realizam viagem técnica à fazendas certificadas
No último sábado, os alunos do 7º período do Curso de Agronomia, e a Turma Especial de Introdução à Agronomia, realizaram uma viagem técnica à fazendas produtoras de cafés certificados.
Os estudantes visitaram as Fazendas São José, Fazenda Batalha e Rainha do Asfalto, para entender como é realizada a colheita mecanizada e os processos pelos quais o café passa dentro da propriedade, antes de ir para o beneficiamento.
Na oportunidade os alunos conheceram os maquinários utilizados na cultura do café, aprenderam a realizar a medição do teor de umidade do grão, e conheceram as diversas fases do processo de secagem do café no terreirão.
Essas viagens técnicas possibilitam aos alunos uma visão prática do que é visto em sala de aula. É um momento de grande aprendizado e interação.
Estudantes de Agronomia fazem estudo microscópico
Os alunos do 1º período de Agronomia realizaram uma aula prática, no último sábado (13), no laboratório de Microbiologia, Citologia, Fitopatologia e Histologia.
A aula consistiu na observação de tecidos em microscópios. Para isso, os estudantes utilizaram as lâminas como tecidos epiteliais, de ovário e do sistema digestivo.
Para o processo de preparação da lâmina, é necessário que o tecido seja submetido a cortes finíssimos, através da sua inclusão num bloco de parafina, para ser cortado num micrótomo. Depois de cortado, retirada a parafina e colocado numa lâmina, o corte é fixado e corado.
O objetivo da aula foi orientar os alunos sobre a correta utilização do microscópio, que será muito utilizado pelos futuros agrônomos para observar doenças folhares, estudos de solos, e nematóides.
Assinar:
Postagens (Atom)














