terça-feira, 1 de dezembro de 2015
Alunos do Curso de Agronomia da FUCAMP fazem visita técnica à EMBRAPA
Os alunos do Curso de Agronomia da FUCAMP realizaram uma viagem técnica à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)- Arroz e Feijão, com sede em Santo Antônio de Goiás. O objetivo foi o de conhecer a unidade, estrutura e os trabalhos de pesquisa em desenvolvimento pela empresa.
Os alunos visitaram a Fazenda Palmital, área de pesquisas da Embrapa, onde são desenvolvidas pesquisas com a cultura do arroz e feijão.
Na Fazenda Palmital, os discentes conheceram os sistemas de cultivo de arroz de sequeiro (terras altas) e arroz inundado, além do manejo da cultura do arroz irrigado. Os estudantes viram também como é preparado o solo para o plantio do arroz e conheceram mais sobre o arroz híbrido. Presenciaram e assistiram a uma palestra com a fitopatologista, Dra. Valácia Lemes da Silva Lobo, em que puderam conhecer sobre as doenças da cultura.
Sobre o feijão, os futuros agrônomos assentiram a palestra “Tolerância à seca em feijoeiro comum” ministrada pela Dra. Anna Cristina Lanna.
terça-feira, 3 de novembro de 2015
Alunos de Agronomia realizam aulas práticas na Área Experimental
No sábado (3), os alunos do Curso de Agronomia realizaram aulas práticas na Área Experimental da FUCAMP.
Os estudantes do 6º período tiveram aula de Olericultura, em que realizaram a manutenção da horta com o controle de plantas invasoras, desbaste na cultura, que consiste na retirada do excesso de plantas nascidas, e adubação das hortaliças plantadas anteriormente por eles.
É importante ressaltar que nessa aula os discentes realizam diversos experimentos como a técnica Mulching, onde o solo é coberto com lona e cobertura com palha, que mantém a umidade do solo.
Os alunos do 4º período, acompanhados pelo Engenheiro Agrônomo Paulo Graceli, tiveram aula sobre a desbrota manual do café.
A desbrota é utilizada pra controlar o número de ramos verticais, eliminando o excesso de brotos, afim de se ter uma planta com estrutura equilibrada, com ramos vigorosos.
Os estudantes do 6º período tiveram aula de Olericultura, em que realizaram a manutenção da horta com o controle de plantas invasoras, desbaste na cultura, que consiste na retirada do excesso de plantas nascidas, e adubação das hortaliças plantadas anteriormente por eles.
É importante ressaltar que nessa aula os discentes realizam diversos experimentos como a técnica Mulching, onde o solo é coberto com lona e cobertura com palha, que mantém a umidade do solo.
Os alunos do 4º período, acompanhados pelo Engenheiro Agrônomo Paulo Graceli, tiveram aula sobre a desbrota manual do café.
A desbrota é utilizada pra controlar o número de ramos verticais, eliminando o excesso de brotos, afim de se ter uma planta com estrutura equilibrada, com ramos vigorosos.
Alunos de Agronomia visitam fazenda produtora de tomates
Os alunos do 6º período do Curso de Agronomia da FUCAMP, realizaram no sábado(26), uma viagem técnica ao Rancho Alegre, em Dolearina.
A propriedade é uma grande produtora de tomates para consumo in natura, que são comercializados no Seasa de Uberlândia e de São Paulo.
Nesta viagem técnica, os estudantes acompanharam todo o processo e cuidados com a cultura, como os tratos culturais: tutoramento, desbaste, amontoa e aplicação de defensivos; bem como puderam conhecera as doenças que se desenvolvem na lavoura e as principais medidas de manejo.
A propriedade é uma grande produtora de tomates para consumo in natura, que são comercializados no Seasa de Uberlândia e de São Paulo.
Nesta viagem técnica, os estudantes acompanharam todo o processo e cuidados com a cultura, como os tratos culturais: tutoramento, desbaste, amontoa e aplicação de defensivos; bem como puderam conhecera as doenças que se desenvolvem na lavoura e as principais medidas de manejo.
Alunos de Agronomia fazem visita técnica a empresa sustentável
Os alunos dos 2º, 4º e 8º períodos do Curso de Agronomia da FUCAMP, realizaram no sábado (19), uma visita técnica à Agropecuária Cenci, em Iraí de Minas, com os Professores Ciro Luiz e Rafael Antunes, da disciplina de Construções Rurais.
A Agropecuária Cenci é uma das maiores produtoras de leite do Brasil, produzindo cerca de 9.000 litros por dia, utilizando-se do confinamento free stall- baia livre- que possibilita maiores ganhos na produção leiteira.
A empresa é sustentável e faz uso de biodigestores, que utilizam a água que remove os dejetos dos bovinos, para a produção de energia elétrica. Após passar pelo biodigestor, assa água residuária e as fezes dos animais são utilizados na adubação dos cereais, que por sua vez, são utilizados na alimentação do gado.
Essa conscientização e implantação de métodos sustentáveis nas construções rurais são um dos grandes diferenciais que o Curso de Agronomia da FUCAMP estuda e trabalha com seus alunos.
A Agropecuária Cenci é uma das maiores produtoras de leite do Brasil, produzindo cerca de 9.000 litros por dia, utilizando-se do confinamento free stall- baia livre- que possibilita maiores ganhos na produção leiteira.
A empresa é sustentável e faz uso de biodigestores, que utilizam a água que remove os dejetos dos bovinos, para a produção de energia elétrica. Após passar pelo biodigestor, assa água residuária e as fezes dos animais são utilizados na adubação dos cereais, que por sua vez, são utilizados na alimentação do gado.
Essa conscientização e implantação de métodos sustentáveis nas construções rurais são um dos grandes diferenciais que o Curso de Agronomia da FUCAMP estuda e trabalha com seus alunos.
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
Discentes de Agronomia realizam visita técnica à fazenda produtora de cebola
Os alunos do 6º Período do Curso de Agronomia da FUCAMP realizaram uma visita técnica no último sábado (12), à Fazenda Santa Bárbara, no município de Monte Carmelo.
Na propriedade é cultivada a cultura da cebola, que conta com um moderno sistema de irrigação, maquinários para o manejo, pulverização e colheita.
Esta visita foi organizada pela professora da disciplina de Olericultura.
As visitas técnicas realizadas pelos cursos de graduação da FUCAMP são de grande importância, pois os estudantes aprendem na prática o que lhes é ensinado em sala de aula pelos professores, além do mais têm a oportunidade de vivenciarem culturas diferentes, bem como novas técnicas.
Morfologia vegetal é tema de aula prática dos alunos de Agronomia
No sábado (12), os alunos do 2º período de Agronomia da FUCAMP participaram de uma aula prática de Morfologia Vegetal, com o professor Olavo Custódio, no Laboratório de Microbiologia.
O objetivo da aula foi estudar a fundo a epiderme folhar e os estômatos, células que têm a função de troca de gases da planta, permitindo a transpiração do vegetal.
Além da visualização da epiderme, os alunos puderam observar a posição e o tamanho dos estômatos, discutindo as funções dessas estruturas na planta e sua importância nas diferentes culturas.
As aulas práticas laboratoriais permitem aos alunos uma maior capacidade de ampliar o conhecimento e a compreensão do tema proposto, além de oferecer uma perspectiva mais prática da disciplina.
O objetivo da aula foi estudar a fundo a epiderme folhar e os estômatos, células que têm a função de troca de gases da planta, permitindo a transpiração do vegetal.
Além da visualização da epiderme, os alunos puderam observar a posição e o tamanho dos estômatos, discutindo as funções dessas estruturas na planta e sua importância nas diferentes culturas.
As aulas práticas laboratoriais permitem aos alunos uma maior capacidade de ampliar o conhecimento e a compreensão do tema proposto, além de oferecer uma perspectiva mais prática da disciplina.
terça-feira, 8 de setembro de 2015
Alunos do 4º período de Agronomia participam de aula prática de mecanização agrícola
O Professor da Disciplina de Mecanização Agrícola, Ciro Luiz, realizou recentemente, uma aula prática sobre motor, caixa de marcha, diferencial, embreagem e sistema de transmissão de potência para os alunos do 4º período de Agronomia da FUCAMP.
O objetivo da aula foi mostrar aos alunos os cuidados necessários quanto à manutenção preventiva, condução e segurança do trabalho na operação de máquinas agrícolas.
A aula contou com o auxílio do mecânico e também aluno do 8º período de Agronomia, Wesley Nave.
Essas aulas práticas permitem que os alunos entendam toda a estrutura das máquinas utilizadas nas lavouras, os mecanismos de funcionamento para que sejam realizadas manutenções regularmente e, consequentemente, aumente o tempo de sua durabilidade.
Essas aulas práticas proporcionam um maior contato com a realidade e, principalmente com a vivência do curso.
O objetivo da aula foi mostrar aos alunos os cuidados necessários quanto à manutenção preventiva, condução e segurança do trabalho na operação de máquinas agrícolas.
A aula contou com o auxílio do mecânico e também aluno do 8º período de Agronomia, Wesley Nave.
Essas aulas práticas permitem que os alunos entendam toda a estrutura das máquinas utilizadas nas lavouras, os mecanismos de funcionamento para que sejam realizadas manutenções regularmente e, consequentemente, aumente o tempo de sua durabilidade.
Essas aulas práticas proporcionam um maior contato com a realidade e, principalmente com a vivência do curso.
Assinar:
Postagens (Atom)















