quarta-feira, 20 de abril de 2016

Estudantes de Agronomia realizam aula prática sobre manejo e conservação do solo

Os alunos do 5º período de Engenharia Agronômica participaram de uma aula prática da disciplina de “Aptidão, manejo e conservação de solo”, com o Professor Mestre Olavo Custódio Neto.
A aula foi realizada no laboratório de solos, onde os alunos puderam observar, na prática, como os diferentes tipos de solos respondem à irrigação ou a chuva.
Também foram discutidas as diferentes formas de conservar o solo e evitar os processos erosivos.
As aulas práticas são uma excelente oportunidade que os alunos têm para aliarem a teoria à prática, além de proporcionar um melhor aprendizado e interação dos estudantes.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Alunos do 5º Período de Agronomia realizam aula de entomologia




No sábado, dia 02 de abril, os alunos do 5º Período de Agronomia participaram de uma aula prática no laboratório de Entomologia, lecionada pelo professor Lucas Silva de Faria.
Nesta aula, os alunos estudaram a morfologia externa dos insetos encontrados nas lavouras, com foco no tórax, pernas e asas.
O conhecimento da morfologia externa de insetos permite aos alunos realizarem a identificação dos principais grupos e espécies de insetos, potenciais causadores de danos na agricultura moderna. No tórax, encontram-se os apêndices móveis (asas e pernas) que refletem os hábitos e comportamento dos insetos, além de serem uma ferramenta essencial na sua identificação.
Nas aulas práticas, os alunos aprofundam seus conhecimentos, aliando a teoria com a prática, como espaço de construção de múltiplos saberes.

Estudantes da FUCAMP participam da 5ª Femec

Os alunos do Curso de Agronomia da FUCAMP participaram da 5ª Femec- Feira do Agronegócio de Minas Gerais- realizada no Parque de Exposições do Camaru, na cidade de Uberlândia, entre os dias 29 de março a 1º de abril.
A Femec é uma feira de extrema importância para a agricultura mineira por trazer para o estado o protagonismo do comércio de máquinas agrícolas e inovações tecnológicas.
O evento ofereceu ainda palestras gratuitas, campos demonstrativos de sementes e insumos.
Nesta edição, a feira trouxe como novidades a realização da Exposição Especializada da Raça Nelore – Expoinel e da Exposição Estadual Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador, além das atividades que já fazem parte do calendário da Femec como o Feirão Cavalos & Cia, para venda de equinos e a feira de touros do programa Pró-Genética.
O pátio para exposição e comercialização de máquinas e implementos agrícolas recebeu os maiores e mais modernos fabricantes do setor.
Para os alunos da FUCAMP, essas viagens técnicas são uma oportunidade de conhecer novos mercados e agregar conhecimentos sobre as novas tecnologias aplicada ao campo.


quinta-feira, 31 de março de 2016

Alunos de agronomia realizam viagem Técnica

No sábado (19), os alunos do 5º e 7º períodos do Curso de Agronomia da FUCAMP realizaram uma viagem técnica à fazenda Veredas, em que realizaram aulas práticas de ‘adubo e adubação’ e da disciplina de ‘Irrigação e drenagem’.
A Fazenda Veredas, que é produtora de cereais, café e de gado de corte confinado, ofereceu toda a estrutura para a aula prática.
Os alunos do 5º período puderam conhecer a área de plantio de milho de campo de semente da fazenda, bem como realizaram a regulagem da plantadora e acompanharam o plantio. Este plantio é realizado por tratores com direção automática, sem motorista, em que o GPS delimita a rota que o equipamento irá traçar.
Além do mais, os alunos do 5º período realizaram a regulagem da adubadora de café e, junto aos alunos do 7º período, conheceram o sistema de irrigação – desde o sistema de bombeamento do rio, sistema de filtragem, distribuição da água nos setores, o sistema de fertirrigação, a distribuição da água via gotejo e via pivô central.
As viagens técnicas, para os alunos dos cursos de graduação da FUCAMP, são realizadas com frequência, pois a Instituição acredita que a teoria, aliado à prática faz toda a diferença para o aprendizado dos futuros profissionais.





Alunos do Curso de Agronomia participam de manhã técnica de citricultura



Nesta sexta-feira (18), os alunos do Curso de Agronomia da FUCAMP participaram de um dia de campo sobre a citricultura, na Fazenda Tijuca, em Monte Carmelo.
Os estudantes assistiram à palestra “Legislação aplicada à Cultura do Citrus”, com o Engenheiro Agrônomo Waldemar Mundim e visitaram a lavoura de Tangerina Ponkan, onde tiveram a oportunidade de conhecer as principais pragas e doenças da cultura do Citrus e o manejo realizado na propriedade.
Também, durante o evento, o Engenheiro Agrônomo Roberto Borja falou sobre o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), e o prefeito Fausto Reis Nogueira, sobre a inclusão de Monte Carmelo no zoneamento agrícola do Citros.
A FUCAMP incentiva a participação dos alunos em visitas e viagens técnicas, para que os alunos tenham a oportunidade de aprofundar e atualizar os seus conhecimentos.

5º Período de Agronomia realiza aula laboratorial

Na terça-feira (15), os alunos do 5º Período de Agronomia realizaram uma aula prática no laboratório de Entomologia, supervisionada pelo Professor Lucas Silva de Faria.
Durante a aula os alunos puderam estudar a morfologia externa de pragas agrícolas, identificando os insetos que podem ser encontrados nas lavouras.
A parte estudada foi a cabeça dos insetos, que compreende a primeira região do corpo. Nela são encontrados os apêndices móveis (antenas e peças bucais) e fixos (olhos compostos e ocelos).
Também foram analisados os tipos e variações de antenas, as peças bucais, mandíbulas e demais estruturas da cabeça.
As aulas práticas laboratoriais são importantes, pois nelas os alunos têm a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos, além de terem contato direto com o dia-a-dia de suas profissões.



Alunos de Engenharia Civil e Agronômica participam de aula prática de Topografia

As aulas práticas fazem parte do dia-a-dia dos alunos do Curso de Engenharia Civil e Agronômica.
No último sábado (12), os alunos do curso de Engenharia Civil participaram de uma aula prática de topografia no Campus da FUCAMP.
Nessa aula, foram realizados os procedimentos de instalação, centragem e nivelamento dos instrumentos. Além do mais, os alunos colocaram em prática a teoria sobre ângulos verticais, de inclinação e zenital, ângulos horizontais, rumos e azimutes, fazendo o uso de equipamentos como mira, estadia, Bússola e o próprio teodolito. Esta aula também foi ministrada, no sábado (5), aos alunos do 3º período do Curso de Engenharia Agronômica.
Em ambas as aulas, os alunos puderam manusear os instrumentos e fazer medidas de áreas da Instituição, onde foram realizadas as aulas.