segunda-feira, 10 de abril de 2017

Aula Prática sobre Neutralização no Curso de Engenharia Agronômica


Na quarta-feira (05), os alunos do 1º período do Curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP realizaram uma aula prática sobre Neutralização Ácido-Base, com o professor da disciplina de Química Geral, Me. Cristiano Soares, no laboratório de Química e Biofísica da instituição.
A atividade teve como objetivo realizar uma reação de neutralização entre uma base forte e um ácido forte (Hidróxido de sódio e ácido clorídrico).
Durante a aula, os universitários tiveram a oportunidade de trabalhar com alguns instrumentos utilizados em laboratórios como: Erlenmeyer, Becker, Placa de Petri, Bureta, dentre outros; e também, puderam observar as reações químicas resultantes do experimento feito por eles.
A aula prática enriquece o saber dos estudantes, pois possibilita a eles um contato real com a prática das teorias estudadas nas aulas e os incentiva a continuarem buscando por mais conhecimentos.




quarta-feira, 5 de abril de 2017

Alunos de Eng. Agronômica fazem plantio de mudas no bairro Santa Rita

 
O 1° Período do Curso de Engenharia Agronômica em parceria com a Prefeitura de Monte Carmelo realizaram o Plantio de Mudas no canteiro central do Bairro Santa Rita e também a Dedetização das Colônias de Cupins, presentes no campo de futebol do bairro.
Na oportunidade, os alunos plantaram as mudas das espécies de Ipê Amarelo, Branco e Roxo e também, aprenderam sobre o manuseio do Pulverizador e a forma de combate aos cupinzeiros.
A ação faz parte do Projeto Ecológico da instituição e visa sensibilizar nossos jovens quanto aos problemas ambientais que ocorrem atualmente; além do mais, conscientizar a comunidade local sobre os cuidados e a preservação do meio ambiente, e dos espaços de lazer e recreação do bairro.

FUCAMP oferece aulas de Nivelamento para os 1° Períodos



A Fucamp oferece aulas de Nivelamento em Matemática e Português, aos sábados, das 8 h às 11 h, para os alunos que demonstram dificuldades de aprendizagem dos conteúdos básicos necessários para o curso superior.
E no sábado (01), os estudantes dos cursos de Engenharia, participaram de uma aula ministrada pela Professora Doutora Márcia Rodrigues, sobre Operações com fração: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão e Potenciação.
As aulas de Nivelamento são de suma importância pois, proporcionam aos universitários um melhor conhecimento sobre as disciplinas do curso e, prepara-os melhor para as aulas que serão ministradas ao longo do curso.
 101_7013101_7003

Projeto “Aula Prática” no Curso de Eng. Agronômica

Os universitários do curso de Engenharia Agronômica desenvolveram o Projeto Aula Prática no sábado, 1° de abril de 2017.
O 3° Período do curso realizou uma aula prática sobre Prática de Ecologia Agrícola no Parque da Matinha, sob a orientação do Professor Ciro Luiz.
 42bfdcd7-e521-4418-8d03-976639125ab8f3dd69c5-9e7d-45c6-aee8-2b3b387b3245
Os estudantes do 5° Período participaram de uma aula sobre Fitopatologia na comunidade da Tijuca, juntamente com os professores Diego César Veloso.No local, são produzidas as culturas de Tangerina Ponkan, Café e Banana, por meio das quais, os alunos puderam observar os sintomas de algumas doenças presentes na plantação; e na oportunidade, eles fizeram também, um fungicida conhecido como Calda Bordalesa.

bd1b74d6-bead-4ec0-9697-ab027a6e9cac 
O Projeto Aula Prática foi criado para que os alunos do Curso de Engenharia Agronômica possam ter uma maior experiência nas áreas do conhecimento e da profissão, conquistando assim, maior segurança para atuarem no mercado de trabalho.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Curso de Engenharia Agronômica realiza Aula Prática e Visitas Técnicas a Fazendas



Aula Prática no Curso de Engenharia Agronômica realizada no sábado (18/03).
Os universitários do 3° Período de Engenharia Agronômica visitaram uma fazenda na comunidade Córrego do Cavalo, onde aprenderam sobre os perfis do solo e sua conservação. E na oportunidade, os estudantes puderam analisar uma voçoroca e discutirem sobre os métodos de controle de erosão. A atividade foi ministrada e coordenada pelos Professores Diego César e Mônica Diene.
Os estudantes do 5° Período tiveram uma aula, no Laboratório da faculdade, sobre Morfologia Externa de Insetos, análise das partes do corpo dos insetos, ministrada pelo professor Me. Lucas Faria na disciplina de Entomologia Agrícola.
 


Já o 7° Período juntamente com o professor Ciro Luiz, na disciplina de Olericultura fizeram o preparo do solo, construção dos canteiros, adubação de plantio e plantio das culturas de: alface, beterraba, jiló, pimenta, couve folha, couve flor, cenoura, quiabo e almeirão; na Fazenda Experimental da FUCAMP.


34f33015-f4bd-4a38-bf43-4ead1505d984

As aulas práticas são de grande aprendizagem para os discentes, pois eles podem associar as teorias vistas em sala de aula com a prática em campo.

sexta-feira, 17 de março de 2017

3° Período de Engª Agronômica participa de aula prática sobre Isolamento de Microorganismos

Na quarta-feira (15), os alunos do 3° Período do Curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP, participaram de uma aula prática, na disciplina de Microbiologia, ministrada pelo Professor Me. Igor Forigo Beloti sobre Isolamento de Microorganismos (Fungos) no laboratório da faculdade.
Os fungos são responsáveis pela maior parte das doenças acometidas pelas plantas. Sendo assim, os estudantes fizeram à identificação desses microorganismos presentes em algumas amostras de plantas, para realizarem os processos de Isolamento Direto e Indireto e sua multiplicação em laboratório.
A prática proporciona aos universitários a ambientação com os procedimentos padrões de um laboratório, e também, despertam neles as habilidades e competências necessárias para uma boa atuação profissional.





quarta-feira, 15 de março de 2017

FUCAMP desenvolve o Projeto “Aula Prática” nos Cursos de Engenharia


No sábado (11), os Cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Civil da FUCAMP realizaram aulas práticas.
No curso de Engenharia Agronômica, os discentes do 7° Período visitaram a Fazenda Rainha do Asfalto onde desenvolveram uma aula prática sobre Irrigação e drenagem, com o Professor Diego César Veloso. Já o 1° Período visitou a Fazenda Santa Bárbara, em que aprenderam sobre a bovinocultura leiteira, descorna (uma cirurgia destinada a evitar o crescimento dos chifres nos animais novos e eliminar nos de mais idade ou em casos de necessidades ou acidentes), tratamento preventivo de casco, técnicas de contenção animal e castração de equino, sob a orientação do Professor Ciro Luiz.
No Campus da faculdade, o 5° Período de Agronomia, na disciplina de Entomologia Agrícola, realizaram juntamente com o Professor Me. Lucas Faria, fizeram a identificação de
pragas agrícolas.
Os graduandos de Engenharia Civil realizaram no Laboratório de Práticas Construtivas a Manipulação de Gesso: Propriedades físicas e químicas do gesso, aplicação em mercado, ensaios referentes às normas padronizadas e fizeram também, moldes e peças de gesso.
Estas aulas proporcionam um contato real com a prática, além de enriquecer os conteúdos disciplinares.