quinta-feira, 25 de maio de 2017

Curso de Eng. Agronômica realiza aulas práticas

No sábado (20), os universitários dos 1° e 7° Períodos do Curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP, dentro do projeto “Aula Prática” realizaram visitas técnicas às Fazendas “Juliana” e “Vereda”.
Na “Fazenda Juliana” (Região Pirapitinga/Atalho), os alunos do 1° período, tiveram uma aula prática de Introdução à Agronomia, sob a orientação do Professor Diego Cesar Veloso e do Agrônomo Amarildo Queiroz, no qual explicaram sobre a cultura do café, os aspectos de controle ambiental, as preservações de viveiros naturais e as pragas.
Segundo o universitário Rafael Naves, a visita oferecida, é um grande diferencial que a Fucamp tem. “O que aprendemos dentro da sala, temos a possibilidade de colocar em prática fora dela, assim proporcionando mais conhecimento na área que iremos executar, após concluir o curso”.

Já na “Fazenda Vereda” (Próximo à cidade de Romaria), os estudantes do 7° período aprenderam sobre o “Manejo de Grandes Culturas”, especificamente a produção de semente de milho, com a orientação do Professor Ciro Luiz da Silva.
Para a aluna Amanda Aparecida, as aulas práticas são de extrema importância. “Elas nos aproximam mais da área em que iremos atuar. A Fucamp vem fazendo um excelente trabalho ao disponibilizar todas as condições para a realização das atividades fora de sala de aula”, conclui Amanda.
 IMG_9228IMG_9221

sexta-feira, 19 de maio de 2017

FUCAMP realiza aulas práticas para o Curso de Eng. Agronômica

 No sábado (13), a FUCAMP ofereceu aos alunos do 3°, 5° e 7° período do curso de Eng. Agronômica aulas diferenciadas, proporcionando maior conhecimento dos conteúdos estudados em sala de aula.

A aula prática para os alunos do 3° período aconteceu na Fazenda Experimental da Instituição, onde tiveram a oportunidade de aprender os métodos de irradiação, por meio das orientações dadas pela Professora Me. Jaqueline Matsuoka.

Segundo o estudante do curso, Sandro Rodrigues, o diferencial da FUCAMP é proporcionar essas atividades em um espaço próprio, próximo à faculdade e de fácil acesso.
 Para os universitários do 5° período, as aulas aconteceram fora do Campus da faculdade, no Laboratório de Análise Agrícolas (Labras). Na oportunidade, os estudantes aprenderam tudo sobre adubos e adubação, desde a entrada das amostras, análise granulométrica, fertilidade do solo, análise de folhas e análise da água.
 IMG_8863Os alunos do 7° período, tiveram uma aula prática, na disciplina de Manejo de Bacias Hidrográficas e Gestão Ambiental. Os estudantes aprenderam sobre recursos hídricos e outorga, em uma visita ao Rio Perdizes. A atividade foi acompanhada pelos Professores: Adriana Mendes Pereira, Diego César Veloso Resende e do Engenheiro Ambiental João Paulo Ferreira Borges.

terça-feira, 2 de maio de 2017

Imposto de Renda Rural é tema abordado nos cursos de Contábeis e Eng. Agronômica

Todos os anos, os contribuintes reúnem a documentação necessária para realizar sua DIRPF (Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física). No entanto, o assunto ainda gera dúvidas que, se não forem bem esclarecidas podem dificultar esse processo e, em alguns casos, resultar em multas desnecessárias.
Para os produtores rurais esse procedimento é ainda mais delicado, visto que apresenta algumas particularidades que precisam ser observadas com atenção.
Sendo assim, os alunos do 3° Período do Curso de Ciências Contábeis tiveram um encontro com os estudantes do 7° Período de Engenharia Agronômica, e tiraram as dúvidas dos discentes sobre o pagamento Imposto de Renda Rural. A ação foi coordenada e orientada pela professora Me. Alessandra Marques, regente da disciplina de Contabilidade Rural.
A interação dos dois cursos é um momento único, em que os graduandos têm um contato direto com questões que estão em foco em nossa sociedade, além de ser um contexto para a troca de experiências e aprimoramento do saber.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Eng. Agronômica têm aula prática sobre Elaboração de Relatório Técnico

 
Os universitários do 1° Período do Curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP, realizaram no dia 18 de abril, uma aula prática sobre Relatório Técnico, no laboratório de informática da instituição, sob a orientação da Professora Doutoranda Kênia Mendonça Diniz, regente da disciplina de Português Instrumental.
Em duplas e/ou trios, os estudantes tiveram o seu primeiro contato com a elaboração do relatório técnico, um dos principais instrumentos de trabalho do engenheiro agrônomo. Os discentes mostraram-se bastante empenhados na feitura da presente atividade.
O Português Instrumental é o estudo da língua portuguesa, que tem como objetivo a compreensão e a interpretação para a composição de textos técnicos, no entanto, muitos alunos ainda têm dúvidas sobre sua elaboração. E atividades como essas proporciona-lhes um melhor entendimento sobre os procedimentos e técnicas necessárias para a escrita dos textos acadêmicos.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

INEP PUBLICA EDITAL DO ENEM 2017

Os estudantes interessados em aderir ao FIES ou PROUNI em um dos Cursos da FUCAMP, devem estar atentos às novas normas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, esta semana, o Edital do Enem 2017. O documento contém todas as regras para a realização do exame; Neste ano, haverá algumas modificações na aplicação das provas, às quais os candidatos devem ficar atentos.
A primeira das modificações é que, em 2017, o Enem passa a ocorrer em dois domingos consecutivos – dias 5 e 12 de novembro. O Inep estima que, este ano, cerca de 7,5 milhões de pessoas participem do Exame. Além disso, o Enem não servirá mais como certificação do Ensino Médio.
Inscrições
As inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 19 de maio, pela internet (clique aqui para acessar a Página do Participante). Já a taxa de inscrição poderá ser paga até o dia 24, e o valor é de R$ 82. Estarão isentos os estudantes de escolas públicas concluintes do ensino médio em 2017; participantes carentes, de acordo com o CadÚnico (Dec. nº 6.135/2007); e estudantes que se enquadrarem às exigências da Lei nº 12.799/2013.
Provas
A redação será aplicada no primeiro dia, 5 de novembro, juntamente com a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Com isso, o primeiro dia passa a ter maior duração: 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, 12 de novembro, com 4 horas e 30 minutos de duração, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Acessibilidade
Um novo recurso de acessibilidade começa a ser oferecido, em caráter experimental, no Enem 2017. Os participantes surdos ou deficientes auditivos poderão participar de aplicação experimental de um dispositivo em vídeo contendo questões traduzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Fonte: ABMES

Curso de Eng. Agronômica realiza aulas práticas

O curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP realizou várias aulas práticas  no último sábado, dia 08 de abril de 2017.
O 7° Período do curso, teve uma aula de Olericultura, ministrada pelos professores Ciro Luiz e Diego César na comunidade dos Coxins. Os alunos aprenderam a fazer um produto denominado Bokasshi, fizeram o plantio de mudas de olerícolas e puderam ver a prática de produção orgânica. Além de conhecerem uma criação de aves de postura e entrepostos de classificação dos ovos.
Já os discentes do 5° Período, juntamente com o Professor Lucas Faria, realizaram uma aula prática na Fazenda Experimental da FUCAMP, onde fizeram a coleta de insetos para posterior montagem, conservação e identificação.
Os estudantes do 3° Período participaram de uma aula prática sobre Topografia, no Campus da faculdade, com a orientação da Professora Me. Jaqueline Matsuoka.
As aulas práticas são de extrema importância, pois nelas os universitários têm a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos, além de terem contato direto com o dia-a-dia de suas profissões.



segunda-feira, 10 de abril de 2017

Aula Prática sobre Neutralização no Curso de Engenharia Agronômica


Na quarta-feira (05), os alunos do 1º período do Curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP realizaram uma aula prática sobre Neutralização Ácido-Base, com o professor da disciplina de Química Geral, Me. Cristiano Soares, no laboratório de Química e Biofísica da instituição.
A atividade teve como objetivo realizar uma reação de neutralização entre uma base forte e um ácido forte (Hidróxido de sódio e ácido clorídrico).
Durante a aula, os universitários tiveram a oportunidade de trabalhar com alguns instrumentos utilizados em laboratórios como: Erlenmeyer, Becker, Placa de Petri, Bureta, dentre outros; e também, puderam observar as reações químicas resultantes do experimento feito por eles.
A aula prática enriquece o saber dos estudantes, pois possibilita a eles um contato real com a prática das teorias estudadas nas aulas e os incentiva a continuarem buscando por mais conhecimentos.