A FUCAMP e o Curso de Engenharia Agronômica, em parceria com os
professores, colaboradores, direção e alunos das Escolas Joaquim Botelho
e Alírio Herval, da cidade de Coromandel -MG, implantaram recentemente o
Projeto Horta na Escola.
Este projeto, além de fornecer verduras e legumes, cultivados sem
agrotóxico, enriquece a merenda escolar e proporciona aos universitários
de Eng. Agronômica a oportunidade de colocar em prática, o conhecimento
adquirido em sala de aula.
Ações de responsabilidade social estão diretamente relacionadas com o
papel social da FUCAMP pois, a Instituição incentiva constantemente o
desenvolvimento de projetos que tragam benefícios para a sociedade.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) é uma
instituição pública de direito privado vinculada à Secretaria de Estado
de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Mantém sede administrativa em
Belo Horizonte, 7 Centros Tecnológicos sendo 5 unidades regionais, 2
centros de ensino e 26 Campos Experimentais.
Sendo assim, os graduandos do 7° Período do Curso de Engenharia
Agronômica da FUCAMP realizaram, no sábado (24), uma visita técnica à
Empresa, Campo Experimental da cidade de Patrocínio – MG.
O aluno Arthur Diogo explica que “as visitas técnicas oferecidas pela
FUCAMP, trazem um maior conhecimento sobre as diversas áreas de atuação
do engenheiro agrônomo, e para os alunos que estão concluindo a
graduação, é muito vantajoso”.
A visita técnica é uma maneira de rever os conceitos
teórico-metodológicos vistos em sala de aula ,e expressar o diálogo
produzido em sala, e consequentemente, contribui para a construção e
formação profissional dos acadêmicos.
Os acadêmicos do Curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP em parceria com o Curso de Agronomia da UFU, realizaram o I Simpósio de Agronegócio e Encontro de Estudantes de Agronomia – SIMPOAGRO, nos dias 21,22 e 23 de junho, no Anfiteatro da FUCAMP.
A semana contou com palestras de temas voltados ao Agronegócio: “
Manejo Integrado do Bicho-Mineiro no cafeeiro” pelo Prof. Dr. Geraldo
Andrade Carvalho (UFLA); “Cenários e Perspectivas do Mercado do Leite”
por Eduardo Pena (Sistema FAEMG SENAR/CNA) e “ Gestão do Negócio
Agrícola: Os Desafios das Ciências Agrárias” por Marcos Ramos (Somar
Consultoria S/C LTDA).
Proporcionar a troca de experiência na rotina acadêmica é um
diferencial que a FUCAMP oferece para todos os cursos de graduação,
visando aprimorar o conhecimento dos seus alunos, e por consequência,
torna-se uma grande oportunidade para que eles possam conhecer os
desafios da carreira profissional.
Na oportunidade, a Instituição parabeniza os organizadores: AMOCA,
Sindicato dos Produtores Rurais, UFU e o Curso de Engenharia Agronômica
da FUCAMP pelo êxito do I SIMPOAGRO e agradece a todos os
patrocinadores, que muito contribuíram para a realização e sucesso do
evento.
Dando continuidade ao Projeto “Aula Prática”, o Curso de Engenharia
Agronômica da FUCAMP participou no último sábado (10), de mais aulas
práticas.
O 1° Período do Curso realizou uma aula prática sobre Análise do Solo e
Desbrota do Café, na Fazenda Experimental da FUCAMP, sob a orientação do
Professor Diego Cesar Veloso.
Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de distinguir as
diferenças entre os ramos Ortotrópicos e Plagiotrópicos, além de
aprenderem também, a forma correta da análise de solo.
No sábado (03), os alunos do 7° Período do curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP realizaram o Projeto Horta na Escola.
A FUCAMP em parceria com a Escola Estadual Josias Pinto, da cidade de
Nova Ponte, desenvolveu este projeto, com o objetivo de preparar os
futuros Agrônomos, capacitando-os para a produção de hortaliças e
habilidades técnicas na área, além de proporcionar aos estudantes do
ensino médio da escola, vários conhecimentos na área de cultivo.
Para o universitário Mateus Silveira, a aula prática “é uma ação
muito importante que a FUCAMP oferece para nossa formação acadêmica”.
O Projeto Horta na Escola é de extrema importância,
pois oferece aos acadêmicos a oportunidade de aprofundar seus
conhecimentos, além de terem a proximidade com o dia-a-dia de sua
profissão.
A FUCAMP, por meio dessas atividades, proporciona aos alunos o
contato com os procedimentos em campo, e também, procura desenvolver as
habilidades e competências necessárias para uma boa atuação
profissional.
Os alunos dos 7°, 5° e 3° períodos do Curso de Engenharia Agronômica
da FUCAMP participaram de aulas práticas, no último sábado (27).
Em visita à Fazenda Araras, os estudantes do 7° período aprenderam
sobre o cultivo de cebola, sob a orientação do Professor Ciro Luiz da
Silva, na disciplina de Olericultura.
Já os universitários do 5° período, visitaram a fábrica de ração do
Retiro da Roça, juntamente com os Professores Me. Durval Resende e Diego
Cesar Veloso. Na oportunidade, observaram todo o fluxograma na
produção de ração, além de acompanharem o recebimento e análise da
matéria prima, secagem, mistura, armazenamento e envasamento das rações e
do sal mineral. A fábrica é repleta de instalações modernas e
automatizadas; para garantir o melhor produto para a alimentação animal.
Na Fazenda Experimental da FUCAMP, os alunos do 3° Período, aprenderam
sobre o Método de Poligonação, na disciplina de Topografia, sob a
Orientação da Professora Me. Jaqueline Matsuoka.
No sábado (20), os universitários dos 1° e 7° Períodos do Curso de
Engenharia Agronômica da FUCAMP, dentro do projeto “Aula Prática”
realizaram visitas técnicas às Fazendas “Juliana” e “Vereda”.
Na “Fazenda Juliana” (Região Pirapitinga/Atalho), os alunos do 1°
período, tiveram uma aula prática de Introdução à Agronomia, sob a
orientação do Professor Diego Cesar Veloso e do Agrônomo Amarildo
Queiroz, no qual explicaram sobre a cultura do café, os aspectos de
controle ambiental, as preservações de viveiros naturais e as pragas.
Segundo o universitário Rafael Naves, a visita oferecida, é um grande
diferencial que a Fucamp tem. “O que aprendemos dentro da sala, temos a
possibilidade de colocar em prática fora dela, assim proporcionando
mais conhecimento na área que iremos executar, após concluir o curso”.
Já na “Fazenda Vereda” (Próximo à cidade de Romaria), os estudantes
do 7° período aprenderam sobre o “Manejo de Grandes Culturas”,
especificamente a produção de semente de milho, com a orientação do
Professor Ciro Luiz da Silva.
Para a aluna Amanda Aparecida, as aulas práticas são de extrema
importância. “Elas nos aproximam mais da área em que iremos atuar. A
Fucamp vem fazendo um excelente trabalho ao disponibilizar todas as
condições para a realização das atividades fora de sala de aula”,
conclui Amanda.