quarta-feira, 13 de setembro de 2017

O Curso de Engenharia Agronômica oferece várias aulas práticas em campo, por meio do Projeto “Aula Prática”, para que seus alunos possam trabalhar todo o conhecimento adquirido por eles, durante o estudo das disciplinas, na prática real da profissão.
Desta forma, no último sábado (03) foram realizadas várias aulas práticas pelos estudantes do curso: o 4° período teve aula prática na “Estância LM” sobre Biologia do Solo; já o 6° período tiveram uma prática na Lavoura de Trigo, em visita à Fazenda “Carlos Pojucam”. Momento este, em que os alunos conheceram os processos de colheita do trigo e o maquinário utilizado.
Além do mais, o 8° período de Agronomia participou de uma atividade em campo, na Fazenda “Bonito de Baixo” – Máximos Agropecuária. Na oportunidade, os estudantes aprenderam sobre regulagem de implementos agrícolas de alta precisão.
Para a FUCAMP aprender na prática faz toda a diferença!

6° período de Eng. Agronômica participa de aula prática no laboratório de Informática

Os alunos do 6° período do curso de Engenharia Agronômica participaram de aula prática sobre Consulta de Bulários e Produtos Fitossanitários, no laboratório de Informática da Faculdade, juntamente com o professor Me. Lucas Faria na disciplina de Manejo Integrado de Pragas.
Os universitários realizaram o levantamento dos produtos Fitossanitários e a avaliação dos inseticidas, acaricidas e nematicidas de origem química e biológica, por meio de pesquisa ao site Agrofit.
O Sistema de Agrotóxicos Fitossanitários (Agrofit) é um portal on-line do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de consulta dos produtos fitossanitários, regulamentados para as culturas agrícolas no Brasil.
A FUCAMP apoia e incentiva os alunos a buscarem novas tecnologias para que se atualizem com todos os mecanismos disponíveis na agricultura, preparando-os para o mercado de trabalho.

Eng. Agronômica realiza aula prática na Fazenda Santa Bárbara

Os universitários do 8° Período de Engenharia Agronômica realizaram no último sábado (19), uma aula prática na Fazenda Santa Bárbara – Família Fanti, em que puderam aprender sobre as Pragas e Doenças de Cafeeiro, acompanhados pelo professor Diego César Veloso e pela Engª Vitória Cacique Araújo, consultora do projeto Educampo (SEBRAE Minas).
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP, a Associação dos Cafeicultores (Amoca) e o projeto “Educampo”, desenvolvido pelo Sebrae Minas.
Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as pragas mais frequentes detectadas no cafeeiro e as formas com que elas são tratadas e combatidas, além de observarem também, os efeitos negativos que essas doenças acarretam na produção e na qualidade do café.
Contribuir significativamente para a formação de bons profissionais é uma das preocupações da FUCAMP, e por meio da realização de visitas técnicas a fazendas a Faculdade busca disponibilizar para seus alunos o contato real com prática e a atuação dos profissionais da área de Agronomia.

Alunos da “Escola Josias Pinto” de Nova Ponte realizam a colheita do Projeto “Horta na Escola”

Na última quarta-feira, 02 de agosto, os estudantes da Escola Estadual Josias Pinto da cidade de Nova Ponte – MG, realizaram a colheita de hortaliças do Projeto Horta na Escola, que foi desenvolvido juntamente com os universitários do Curso de Engenharia Agronômica e colaboradores da FUCAMP.
Com o Projeto, os alunos aprendem a plantar, cultivar, colher e como preparar os alimentos cultivados por eles. Além disso, os conceitos aprendidos nas disciplinas de Ciências são colocados em prática, com a realização das etapas das atividades.
Segundo o aluno da escola, Gustavo Bertoldo “o projeto é uma novidade na escola. Todos nós gostamos bastante e para mim, em especial, que pretendo estudar Agronomia na FUCAMP, foi de suma importância”.
Já para a Cantineira, Maria Aparecida “antes do desenvolvimento do projeto a horta estava abandonada e esse trabalho foi uma grande iniciativa”.
Os projetos de extensão desenvolvidos pela FUCAMP e seus cursos, são de grande relevância para a comunidade pois, muito contribuem para a formação integral e responsabilidade social dos alunos.
IMG_2048

segunda-feira, 31 de julho de 2017

FUCAMP implanta o Projeto “Horta na Escola” em Coromandel

A FUCAMP e o Curso de Engenharia Agronômica, em parceria com os professores, colaboradores, direção e alunos das Escolas Joaquim Botelho e Alírio Herval, da cidade de Coromandel -MG, implantaram recentemente o Projeto Horta na Escola.
Este projeto, além de fornecer verduras e legumes, cultivados sem agrotóxico, enriquece a merenda escolar e proporciona aos universitários de Eng. Agronômica a oportunidade de colocar em prática, o conhecimento adquirido em sala de aula.
Ações de responsabilidade social estão diretamente relacionadas com o papel social da FUCAMP pois, a Instituição incentiva constantemente o desenvolvimento de projetos que tragam benefícios para a sociedade.
 a7e0af8a-14af-48ad-b3b8-b8a7cd932652

quinta-feira, 29 de junho de 2017

7° Período de Eng. Agronômica realiza vista técnica à EPAMIG em Patrocínio

 
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) é uma instituição pública de direito privado vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Mantém sede administrativa em Belo Horizonte, 7 Centros Tecnológicos sendo 5 unidades regionais, 2 centros de ensino e 26 Campos Experimentais.
Sendo assim, os graduandos do 7° Período do Curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP realizaram, no sábado (24), uma visita técnica à Empresa, Campo Experimental da cidade de Patrocínio – MG.

O aluno Arthur Diogo explica que “as visitas técnicas oferecidas pela FUCAMP, trazem um maior conhecimento sobre as diversas áreas de atuação do engenheiro agrônomo, e para os alunos que estão concluindo a graduação, é muito vantajoso”.
A visita técnica é uma maneira de rever os conceitos teórico-metodológicos  vistos em sala de aula ,e expressar o diálogo produzido em sala, e consequentemente, contribui para a construção e formação profissional dos acadêmicos.

Eng. Agronômica realiza com sucesso o I SIMPOAGRO

Os acadêmicos do Curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP em parceria com o Curso de Agronomia da UFU, realizaram o I Simpósio de Agronegócio e Encontro de Estudantes de Agronomia – SIMPOAGRO, nos dias 21,22 e 23 de junho, no Anfiteatro da FUCAMP.
A semana contou com palestras de temas voltados ao Agronegócio: “ Manejo Integrado do Bicho-Mineiro no cafeeiro” pelo Prof. Dr. Geraldo Andrade Carvalho (UFLA); “Cenários e Perspectivas do Mercado do Leite” por Eduardo Pena (Sistema FAEMG SENAR/CNA) e “ Gestão do Negócio Agrícola: Os Desafios das Ciências Agrárias” por Marcos Ramos (Somar Consultoria S/C LTDA).
Proporcionar a troca de experiência na rotina acadêmica é um diferencial que a FUCAMP oferece para todos os cursos de graduação, visando aprimorar o conhecimento dos seus alunos, e por consequência, torna-se uma grande oportunidade para que eles possam conhecer os desafios da carreira profissional.
Na oportunidade, a Instituição parabeniza os organizadores: AMOCA, Sindicato dos Produtores Rurais, UFU e o Curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP pelo êxito do I SIMPOAGRO e agradece a todos os patrocinadores, que muito contribuíram para a realização e sucesso do evento.