No sábado, 16, os alunos do 7º período de Agronomia realizaram uma visita técnica ao Centro Estadual de Abastecimento S/A (CEASA) de Uberlândia, com o intuito de demonstrar as inovações e tecnologias utilizadas na pós-colheita de frutas e hortaliças.
A pós-colheita dos produtos e a comercialização são as etapas finais da cadeia produtiva, sendo importante para a chegada dos produtos à mesa dos consumidores.
Os CEASAs são empresas estatais ou de capital misto (público e privado), destinadas a aprimorar a comercialização e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros. Hoje, a grande parte das frutas, legumes, e flores comercializadas em feiras, supermercados, restaurantes e sacolões foram por eles compradas por meio do CEASA.
O funcionamento do CEASA é fundamentado na participação de 3 agentes principais: comerciantes, produtores e compradores. De forma simplificada, o funcionamento ocorre da seguinte maneira: O agricultor envia caminhões com sua produção ao Ceasa que vendem aos compradores (varejistas). O valor recebido é repassado aos produtores rurais e a CEASA cobra taxas para comercializar a produção e manter o ambiente adequado ao comércio.
As perdas de produtos devido a práticas inadequadas de transporte, armazenamento e manuseio constituem um dos grandes problemas da CEASA.
Os agrônomos são profissionais que trabalham para encontrar soluções para a redução dessas perdas, gerando produtos em maior quantidade, qualidade, e com menores desperdícios.
A visita proporcionou aos alunos a prática das situações, agregando aos conteúdos ministrados em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário