terça-feira, 9 de setembro de 2014

Alunos do 3º período do Curso de Agronomia visitam fazendas com mecanização agrícola

O Professor Adriano Franzão, da disciplina de Mecanização Agrícola, do Curso de Agronomia, realizou uma visita técnica, no sábado (24/05/2014), com os alunos do 3º período.
O objetivo foi mostrar aos alunos as máquinas relacionadas com a produção de café. Para isso os discentes visitaram as fazendas “Cocal”, onde viram as máquinas de colheita do café, o processo de secagem no terreiro, utilizando tratores de rabiça para o reviramento do grão, e o sistema de irrigação do cafezal.
Na fazenda “Rainha do Asfalto”, os alunos viram as máquinas de pulverização dos cafezais, os rastelos rotativos e sopradores de ruas, bem como um recolhedor de café por sucção.
Na fazenda “Batalha”, os alunos viram os secadores e uma pequena indústria de beneficiamento de café.
Essas aulas possibilitam com que os alunos conheçam todo o processo de produção de uma cultura, no caso o café, além de proporcionar o contato com a prática e ampliar os conhecimentos adquiridos na sala de aula.

Alunos do Curso de Agronomia monitoram área com processo erosivo


Os alunos do 5º período do Curso de Agronomia da FUCAMP participaram no sábado (24/05/2014), de uma aula prática da disciplina de Conservação e Manejo de Recursos Naturais, ministrada pelo professor Olavo Custódio Dias Neto.O objetivo da aula foi a visualização de um processo erosivo do tipo voçoroca, onde foi proposto aos alunos métodos de recuperação e contenção deste tipo de erosão. Foram discutidas com os alunos as melhores formas de evitar esse tipo de erosão nas propriedades rurais e melhores métodos para recuperação em locais que as voçorocas já estão presentes.
Os alunos avaliaram também o aumento do processo erosivo ao longo dos anos, visto que a área está sendo monitorada, há um bom tempo, pelos alunos do Curso de Agronomia.

Os alunos do 5º e do 7º período visitam a nova estrutura da Cooxupé

Os alunos do 5º e do 7º período do Curso de Engenharia Agronômica visitaram no sábado (21/05/2014), a nova estrutura da Cooxupé, onde os alunos conheceram todo o processo de classificação, torra e prova do café. Foi ressaltado também a importância da secagem de forma adequada para a obtenção de cafés de qualidade.
Essa visita técnica é de extrema importância para que os alunos conheçam todo o processo, não só do cultivo, mas também pós-colheita, do grão do café.
A FUCAMP agradece aos senhores Marcos Rocha e Eduardo pela gentileza e pela oportunidade oferecida aos alunos do Curso de Engenharia Agronômica.

Alunos da FUCAMP marcam presença na Unidade demonstrativa 2014 da Cooxupé

Na quarta-feira (14), os alunos do curso de Agronomia da FUCAMP participaram da “Unidade demonstrativa 2014- Produção com qualidade integrada à sustentabilidade” realizada pela Cooxupé. Além do ciclo de palestras sobre diversos assuntos ligados à cafeicultura, as mulheres participaram de uma palestra ministrada pela Engenheira Agrônoma Gilvânia Bedin, sobre o papel da mulher na organização da propriedade. Os alunos também visitaram os stands que traziam o que há de mais moderno em maquinários, ferramentas e em adubação. Essas palestras proporcionam maior entendimento aos alunos quanto os assuntos relacionados à cultura do café.

Aulas práticas de Agronomia são realizadas nas áreas físicas da FUCAMP


As aulas práticas são frequentes no curso de Agronomia da FUCAMP.
Na última aula os alunos do 1º período realizaram aula no laboratório de Biologia Celular, onde analisaram as estruturas das células, com o professor Cláudio Costa.
Já o 3º período tiveram aula de microbiologia, com o Professor Mestre Eduardo de Freitas Sousa, que tem por objetivo observar as bactérias e identificá-las utilizando um microscópio.
E os alunos do 5º período com o professor Mestre Henrique Souto, tiveram aula de Sistemas Agroflorestais na Área Experimental da FUCAMP.
Estas atividades práticas são importantes e enriquecem os conteúdos, além de tornarem o curso mais atraente e prático

Alunos da FUCAMP participam de palestra sobre Logosofia

Na quinta-feira (24/04/2014), a FUCAMP, em parceria com a Fundação Logosófica de Uberlândia, realizou no anfiteatro da Instituição a palestra “A Inteligência e o seu papel transcendente no desenvolvimento da vida”.
Ministrada por Lívio Arantes Carrara, Engenheiro e docente da Fundação Logosófica, a palestra teve como objetivo proporcionar reflexões sobre o papel transcendente que a inteligência deve cumprir no desenvolvimento da vida humana, abordando as configurações psicológicas do sistema mental, sensível e instintivo.
Durante o evento, o arquiteto Gustavo Ribeiro de Moura, responsável pelo projeto do anfiteatro, que na sua inauguração não pôde comparecer, recebeu uma homenagem do Diretor Geral da FUCAMP, Professor Guilherme Marcos Ghelli. Gustavo também fez os projetos das últimas obras realizadas na Instituição e, inclusive, dos novos blocos de dois pavimentos que serão construídos em breve.

Alunos do 1º período de Agronomia realizam aula prática na Área Experimental



Os alunos do 1º período do Curso de Agronomia realizaram no sábado (05/04/2014), a aula de Introdução à Agronomia, com o Prof. Adriano Franzon, na Área Experimental.
Os acadêmicos conheceram os tipos de Irrigação implantado na área Experimental, com sala de bombas e sistema de programação para turno de rega, os tipos de solos, as culturas instaladas, culturas de café e campo agrostológico, onde são cultivadas plantas forrageiras, utilizadas nos sistemas de pastagens, campineiras, produção de feno e silagem, entre outros.