segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Estudantes de Eng. Agronômica participam de aula prática sobre Anatomia e Fisiologia Animal

Os estudantes do 2° período do Curso de Engenharia Agronômica participaram de uma aula prática sobre Anatomia Animal e Fisiologia dos Animais Domésticos, neste último sábado (23), em visita à Fazenda Anil, juntamente com o professor Me. Durval Resende Neto.
Na ocasião, os universitários conheceram os procedimentos de uma ordenha: aspectos básicos da anatomia e fisiologia do úbere (mamas), manejo da lactação, funcionamento da ordenhadeira, comportamento da vaca em lactação e especialmente, as normas de higiene.
Essa é uma disciplina de suma importância pois, proporciona aos alunos os conhecimentos necessários e compreensão da anatomia e fisiologia dos animais, bem como dos processos fisiológicos e metabólicos.

Manejo integrado de pragas é tema de aula prática do 6° período de Eng. Agronômica

Como requisito na disciplina de Manejo integrado de pragas, ministrada pelo professor Me. Lucas Silva de Faria, os alunos do 6° período do curso de Engenharia Agronômica participaram de uma aula prática sobre Montagem de armadilhas, com semioquímicos para a broca-do-cafeeiro.
A broca-do-café provoca prejuízos tanto na quantidade quanto na qualidade da produção do café. Assim, o uso das armadilhas, associadas a outras estratégias auxiliam na redução populacional da praga.
Fazer o monitoramento das pragas e doenças do café, conhecer as estratégias alternativas de manejo e sua aplicabilidade prática, são habilidades essenciais a serem desenvolvidas na formação do Engenheiro agrônomo.
 IMG_4804IMG_4798

Eng. Agronômica participa de aula prática no Laboratório de Morfologia


No sábado (16), os alunos do 2° período do curso de Engenharia Agronômica participaram de uma aula prática sobre Morfologia Vegetal, no laboratório de Morfologia da FUCAMP, sob a orientação do Professor Me. Olavo Custódio.
Durante a realização da aula, os estudantes aprenderam sobre tecidos vegetais, epiderme e estruturas anexas, além de observarem o estômato: estrutura por meio da qual as plantas realizam as trocas gasosas e o sistema radicular.
A FUCAMP oferece aulas práticas, tanto em campo quanto em laboratório para os cursos, pois estas muito contribuem incentivando o aluno a aplicar o conhecimento teórico adquirido em sala; o que auxilia no processo de ensino-aprendizagem.
 IMG_4395

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

O Curso de Engenharia Agronômica oferece várias aulas práticas em campo, por meio do Projeto “Aula Prática”, para que seus alunos possam trabalhar todo o conhecimento adquirido por eles, durante o estudo das disciplinas, na prática real da profissão.
Desta forma, no último sábado (03) foram realizadas várias aulas práticas pelos estudantes do curso: o 4° período teve aula prática na “Estância LM” sobre Biologia do Solo; já o 6° período tiveram uma prática na Lavoura de Trigo, em visita à Fazenda “Carlos Pojucam”. Momento este, em que os alunos conheceram os processos de colheita do trigo e o maquinário utilizado.
Além do mais, o 8° período de Agronomia participou de uma atividade em campo, na Fazenda “Bonito de Baixo” – Máximos Agropecuária. Na oportunidade, os estudantes aprenderam sobre regulagem de implementos agrícolas de alta precisão.
Para a FUCAMP aprender na prática faz toda a diferença!

6° período de Eng. Agronômica participa de aula prática no laboratório de Informática

Os alunos do 6° período do curso de Engenharia Agronômica participaram de aula prática sobre Consulta de Bulários e Produtos Fitossanitários, no laboratório de Informática da Faculdade, juntamente com o professor Me. Lucas Faria na disciplina de Manejo Integrado de Pragas.
Os universitários realizaram o levantamento dos produtos Fitossanitários e a avaliação dos inseticidas, acaricidas e nematicidas de origem química e biológica, por meio de pesquisa ao site Agrofit.
O Sistema de Agrotóxicos Fitossanitários (Agrofit) é um portal on-line do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de consulta dos produtos fitossanitários, regulamentados para as culturas agrícolas no Brasil.
A FUCAMP apoia e incentiva os alunos a buscarem novas tecnologias para que se atualizem com todos os mecanismos disponíveis na agricultura, preparando-os para o mercado de trabalho.

Eng. Agronômica realiza aula prática na Fazenda Santa Bárbara

Os universitários do 8° Período de Engenharia Agronômica realizaram no último sábado (19), uma aula prática na Fazenda Santa Bárbara – Família Fanti, em que puderam aprender sobre as Pragas e Doenças de Cafeeiro, acompanhados pelo professor Diego César Veloso e pela Engª Vitória Cacique Araújo, consultora do projeto Educampo (SEBRAE Minas).
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o curso de Engenharia Agronômica da FUCAMP, a Associação dos Cafeicultores (Amoca) e o projeto “Educampo”, desenvolvido pelo Sebrae Minas.
Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as pragas mais frequentes detectadas no cafeeiro e as formas com que elas são tratadas e combatidas, além de observarem também, os efeitos negativos que essas doenças acarretam na produção e na qualidade do café.
Contribuir significativamente para a formação de bons profissionais é uma das preocupações da FUCAMP, e por meio da realização de visitas técnicas a fazendas a Faculdade busca disponibilizar para seus alunos o contato real com prática e a atuação dos profissionais da área de Agronomia.

Alunos da “Escola Josias Pinto” de Nova Ponte realizam a colheita do Projeto “Horta na Escola”

Na última quarta-feira, 02 de agosto, os estudantes da Escola Estadual Josias Pinto da cidade de Nova Ponte – MG, realizaram a colheita de hortaliças do Projeto Horta na Escola, que foi desenvolvido juntamente com os universitários do Curso de Engenharia Agronômica e colaboradores da FUCAMP.
Com o Projeto, os alunos aprendem a plantar, cultivar, colher e como preparar os alimentos cultivados por eles. Além disso, os conceitos aprendidos nas disciplinas de Ciências são colocados em prática, com a realização das etapas das atividades.
Segundo o aluno da escola, Gustavo Bertoldo “o projeto é uma novidade na escola. Todos nós gostamos bastante e para mim, em especial, que pretendo estudar Agronomia na FUCAMP, foi de suma importância”.
Já para a Cantineira, Maria Aparecida “antes do desenvolvimento do projeto a horta estava abandonada e esse trabalho foi uma grande iniciativa”.
Os projetos de extensão desenvolvidos pela FUCAMP e seus cursos, são de grande relevância para a comunidade pois, muito contribuem para a formação integral e responsabilidade social dos alunos.
IMG_2048