quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Graduandos de Agronomia e Biologia da FUCAMP realizam identificação de plantas nas praças de Monte Carmelo e na Instituição

Alunos do 8º período do Curso de Agronomia e do 4º período do Curso de Ciências Biológicas, para promoverem a interação entre as turmas que têm  áreas consideradas afins, participaram no sábado (27/09) de uma aula prática nas ruas e praças de Monte Carmelo.
Os graduandos, orientados pelas professoras Monica Diene Rodrigues de Oliveira e Fernanda Monteiro, com o objetivo de identificação de plantas ornamentais e árvores utilizadas em arborização urbana, observaram as vegetações das Praças Getúlio Vargas e Praça da Igreja Matriz.
Em campo os alunos viram as espécies ornamentais e suas principais características botânicas, exigências climáticas e comportamento. Também aprenderam como evitar alguns prejuízos ambientais causadas às plantas por falta de manutenção correta como excesso de luz, falta de irrigação, falta de adubação etc.

Pelas ruas do Centro da cidade, os alunos verificaram os principais conflitos da arborização urbana com os equipamentos urbanos, e a importância de se conhecer as características de cada espécie para evitar o seu corte.
Para isso é necessário o conhecimento das características morfo-fisiológicas da planta como o seu porte, época de floração, diâmetro do tronco, exigência a luz,  profundidade do sistema radicular, toxidade, tamanho de folhas, sombreamento etc.
Retornando à FUCAMP os estudantes trabalharam na identificação das espécies arbóreas plantadas na Instituição, sendo identificadas mais de 100 espécies entre arbóreas e ornamentais.
Como parte de um trabalho avaliativo, os alunos do curso de Ciências Biológicas coletaram folhas, frutos, sementes e flores de algumas plantas da Instituição para que identificassem sozinhos a identificação.
O próximo passo será a confecção de placas identificadoras que serão colocadas em todas as plantas da FUCAMP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário