terça-feira, 15 de abril de 2014

Alunos do 5º período de Agronomia participam de aula prática sobre Sistemas Agroflorestais

No sábado, dia 22 de fevereiro, foi realizadou na Área Experimental da FUCAMP, uma aula prática com o objetivo de realizar a implantação de um Sistema Agroforestal com os alunos do 5º período de Agronomia.
A aula foi ministrada pelo Professor Mestre Henrique Nazareth Souto e, inicialmente, foi realizado o plantio de feijão e milho, em meio a algumas espécies de mudas previamente plantadas na área, no ano anterior, como Angico, Ipê-branco e Ipê-amarelo.
A definição simplificada de Agrofloresta implica em promover o estabelecimento com a vegetação nativa espécies de plantas e animais de interesse comercial sem a utilização de adubos químicos, inseticidas ou pesticidas. A ideia inicial dessa prática é aplicar conceitos ecológicos e implementar um sistema autossustentável em um futuro próximo. Nessa primeira etapa utilizou-se, por exemplo, o feijão para a fixação de nitrogênio em um processo denominado de adubação verde.
A segunda parte do experimento consistirá em plantar outras espécies de interesse no sistema como a bananeira, mandioca, dentre outras.
Com o tempo, as plantas iniciarão a competição por luz, nutrientes e outros recursos sendo selecionadas a ocuparem estratos diferentes na vegetação. Nesse ponto, a terceira etapa consistirá em realizar podas em locais específicos e realocando a matéria orgânica para a proteção e nutrição do solo. O professor Mestre Olavo Custódio Dias Neto trabalhou também algumas formas de promover o manejo e a conservação do solo no mesmo local.
As aulas práticas promovem a aquisição de conhecimentos práticos e de interdisciplinaridade com outras áreas como Manejo e Conservação do Solo, Nutrição vegetal, Manejo e conservação dos Recursos Hídricos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário